Conselho de Classe como Espaço de Reflexão do Fazer Pedagógico

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Acre (Ifac)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Wemerson Fittipaldy de-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Diego Viana Melo-
Autor(es): dc.contributor.authorLobão, Pedroza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-24T17:03:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-24T17:03:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional_Conselho de classept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734821-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo objetiva-se analisar sobre o Conselho de Classe dos cursos técnicos integrados do Ifac, identificando se esse tem se efetivado em um espaço democrático e participativo de reflexão, avaliação e autoavaliação do processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco, por meio de uma abordagem qualitativa, metodologicamente utilizou-se de pesquisa documental, bibliográfica e aplicação de questionário. Os dados levantados foram tratados utilizando-se de diferentes métodos, sendo: leitura integral dos documentos, refletindo sobre as partes importantes e registrando-os em forma de resenha crítica, tirando as impressões para elaboração da redação final sendo o método de análise de conteúdo de Bardin (2016), seguindo as etapas de coleta, análise dos dados, resultados e discussões; e o método do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefèvre e Lefèvre (2005). A partir desse estudo, verificou-se que o Conselho de Classe do Ifac não está refletindo os canais de gestão participativa em sua plenitude ao excluir a representatividade dos alunos no colegiado; no desenvolvimento dos Conselhos de Classe do ano de 2022, não se abordou sobre o estudo dos fatores que motivaram as retenções e o fracasso dos educandos; e, a maioria do colegiado considera importante a representatividade dos alunos e dos pais, todavia a presença dos alunos vem sendo substituída por um docente representante nas reuniões, e a representatividade dos pais se apresenta ausente nas reuniões e, quando presentes, são de pouca efetividade. Com base nos resultados da pesquisa, foi possível concluir que se faz necessário desenvolver canais de formação continuada que fomente a reflexão/ação do Conselho de Classe como instância colegiada, materializando os princípios de gestão democrática e participativa, com a participação dos estudantes e o fortalecimento da participação dos pais. Dessa forma, permitir-se-á aos membros desse colegiado, a capacidade de melhor interferir nas atividades inerentes ao conselho, contribuindo com o alcance de seus resultados. Considerando os resultados da discussão, materializou-se o Produto Educacional, visando ofertar formação continuada aos membros do Conselho de Classe do Ifac e a comunidade escolar. Acredita-se que, com o desenvolvimento dessa formação com a oportunidade de refletir sobre Conselho de Classe como instância colegiada, haverá o aperfeiçoamento da qualidade do ensino, com resultados mais eficazes da aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11.936KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectConselho de classept_BR
Palavras-chave: dc.subjectProduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso de formaçãopt_BR
Título: dc.titleConselho de Classe como Espaço de Reflexão do Fazer Pedagógicopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação em Educação Profi ssional e Tecnológica/MestradoProfi ssional em Educação Profi ssional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientada IIpt_BR
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