Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ximenes, Raimundo Marcos Furtado | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-21T14:33:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-21T14:33:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | TCC_ Raimundo_Marcos_Furtado_Ximenes_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734704 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, cujo objetivo principal é analisar, numa perspectiva sociológica, a influência do neoliberalismo na política educacional brasileira, especificamente a voltada para o ensino médio, tem como ponto de partida as recentes mudanças curriculares ocorridas na educação brasileira. Dessa forma, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC é apresentada como uma expressão dessas mudanças e dessa influência, cujo processo de elaboração se deu em meio a disputas, principalmente durante a elaboração da terceira versão, a parte do documento concernente ao ensino médio. A metodologia adotada para a consecução dos objetivos deste trabalho de pesquisa consiste numa abordagem de caráter qualitativa, por meio da qual, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica. A partir de então, a contribuição teórica de autores consagrados como Pierre Dardot, Christian Laval, Wendy Brown, David Harvey, Duménil e Levy, Moacir Gadotti, Dermeval Saviani, dentre outros pensadores importantes, foi fundamental para a compreensão de neoliberalismo: sua origem, ascensão no Brasil e no mundo e as suas influências nos campos econômico, social, político e, especialmente, educacional. Para os neoliberais, a educação, assim como outros campos sociais, deve ser pensada a partir da lógica de funcionamento do mercado. Portanto, deve-se aplicar, aos sistemas educacionais, os mesmos princípios utilizados no universo corporativo para que esses sistemas alcancem altos rendimentos. O discurso neoliberal direcionado à educação é sempre de crise ou fracasso dos sistemas públicos de educação, dessa forma, a solução para essa crise sempre passa pela adoção de medidas do tipo consideradas modernizantes. No Brasil, a BNCC é a expressão dessa influência neoliberal sobre a educação, sua criação tem origem a partir de um discurso de crise na educação, e o seu processo de construção é marcado por disputas e pela participação de entidades privadas ligadas ao universo corporativo, principalmente durante a elaboração da BNCC do ensino médio. Nesse momento, essas entidades atuaram de forma hegemônica e impuseram a sua concepção de educação. Desse modo, o presente trabalho apresenta um histórico desse processo e faz uma comparação das três versões do documento para mostrar as mudanças ocorridas durante esse percurso, principalmente a partir da Lei no 13.415/2017, que alterou a LDB e reformulou o ensino médio brasileiro. O presente trabalho de pesquisa, portanto, por meio da problematização e da análise sociológica, se propõe a contribuir para o debate sobre as políticas educacionais, principalmente voltadas para o ensino médio, etapa da educação básica onde nossos jovens são apresentados à Sociologia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,42 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | NEOLIBERALISMO E ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS RECENTES MUDANÇAS CURRICULARES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia - Profsocio | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFSOCIO |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TCC_ Raimundo_Marcos_Furtado_Ximenes_Dissertação.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734704/2/TCC_ Raimundo_Marcos_Furtado_Ximenes_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons