A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO SOCRÁTICO COMO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE FILOSÓFICA EM SALA DE AULA A PARTIR DE UMA LEITURA KIERKEGAARDIANA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorXavier, Eldon Cavalcante-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-13T23:42:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-13T23:42:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_ecxavierpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734066-
Resumo: dc.description.abstractQual a importância de Sócrates para os dias atuais? O que o método desenvolvido por ele pode contribuir para o ensino e aprendizagem de filosofia? Este trabalho consiste em analisar a utilização do método socrático nas aulas de filosofia com adolescentes no ensino médio, pensando uma forma de trabalhar a disciplina de filosofia, de modo que os alunos possam desenvolver aspectos e competências, tais como: a descoberta de si mesmos e do mundo ao seu redor, além de uma ampliação do senso crítico e da capacidade de reflexão e interpretação através do diálogo e do contato com o método utilizado por Sócrates. Falaremos de todos os pontos que compõem o método socrático, a começar pelo não saber, passando pela ironia e maiêutica, sempre demonstrando a maneira como se deu sua aplicação e a reação dos alunos diante do contato com essa forma de abordagem filosófica. Dessa forma, demonstraremos, através da prática em sala de aula, como a construção do diálogo é feita, e como ela proporciona um nível mais elevado de aprendizado e interação por parte dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectfilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectdiálogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmétodo socráticopt_BR
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO SOCRÁTICO COMO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE FILOSÓFICA EM SALA DE AULA A PARTIR DE UMA LEITURA KIERKEGAARDIANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons