Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Xavier, Eldon Cavalcante | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-13T23:42:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-13T23:42:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_ecxavier | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734066 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Qual a importância de Sócrates para os dias atuais? O que o método desenvolvido por ele pode contribuir para o ensino e aprendizagem de filosofia? Este trabalho consiste em analisar a utilização do método socrático nas aulas de filosofia com adolescentes no ensino médio, pensando uma forma de trabalhar a disciplina de filosofia, de modo que os alunos possam desenvolver aspectos e competências, tais como: a descoberta de si mesmos e do mundo ao seu redor, além de uma ampliação do senso crítico e da capacidade de reflexão e interpretação através do diálogo e do contato com o método utilizado por Sócrates. Falaremos de todos os pontos que compõem o método socrático, a começar pelo não saber, passando pela ironia e maiêutica, sempre demonstrando a maneira como se deu sua aplicação e a reação dos alunos diante do contato com essa forma de abordagem filosófica. Dessa forma, demonstraremos, através da prática em sala de aula, como a construção do diálogo é feita, e como ela proporciona um nível mais elevado de aprendizado e interação por parte dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,25 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | diálogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | método socrático | pt_BR |
Título: dc.title | A CONSTRUÇÃO DO DIÁLOGO SOCRÁTICO COMO EXERCÍCIO DA ATIVIDADE FILOSÓFICA EM SALA DE AULA A PARTIR DE UMA LEITURA KIERKEGAARDIANA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2023_dis_ecxavier.pdf | 2,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/734066/2/2023_dis_ecxavier.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons