Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sanderson, Vitor | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Wolke, Silvana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Merlo, Aloir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-12T18:25:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-12T18:25:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | 29aVITOR MATHEUS SANDERSON-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733897 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho descreve a elaboração e aplicação do Produto Educacional Sequência Didática de atividades experimentais, elaborada em formato de roteiros detalhados para aulas. Foi escolhida a temática mineralogia, presente no cotidiano dos estudantes que vivem na cidade de Soledade, RS, conhecida como a "Capital das Pedras Preciosas". Dentro da temática, foram trabalhados os conteúdos de funções inorgânicas, propriedades físicas e químicas de compostos e ligações químicas. O desenvolvimento de competências e habilidades vinculadas aos saberes químicos com enfoque no movimento da Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), foi capaz de fornecer aos estudantes subsídios que permitiram o enfrentamento de situações- problemas de seu cotidiano de modo crítico respeitando a autonomia da aprendizagem dos estudantes, tornando-os protagonistas ao interpretarem os fenômenos químicos envolvidos. Inicialmente, foi aplicado um questionário para o resgate dos conhecimentos que os estudantes possuíam acerca do assunto a fim de verificar as percepções dos estudantes a respeito de conteúdos previamente abordados em aula. Foram desenvolvidas, em seis aulas, atividades experimentais relacionando as propriedades dos minerais com os modelos de ligações químicas iônicas e covalentes. Através das análises dos textos produzidos pelos estudantes e do diário de bordo do professor, observou-se a construção do conhecimento químico através da metodologia aplicada. Segundo a avaliação dos estudantes, a metodologia foi facilitadora para o aprendizado da química inorgânica pois relacionava os conteúdos com a sua realidade local. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | cotidiano | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mineralogia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química: abordagem CTSA | pt_BR |
Título: dc.title | O BRILHO DA QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
29aVITOR MATHEUS SANDERSON-Produto.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/733897/2/29aVITOR MATHEUS SANDERSON-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons