O BRILHO DA QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSanderson, Vitor-
Autor(es): dc.contributor.authorWolke, Silvana-
Autor(es): dc.contributor.authorMerlo, Aloir-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-12T18:25:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-12T18:25:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-03-
identificador: dc.identifier.other29aVITOR MATHEUS SANDERSON-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733897-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho descreve a elaboração e aplicação do Produto Educacional Sequência Didática de atividades experimentais, elaborada em formato de roteiros detalhados para aulas. Foi escolhida a temática mineralogia, presente no cotidiano dos estudantes que vivem na cidade de Soledade, RS, conhecida como a "Capital das Pedras Preciosas". Dentro da temática, foram trabalhados os conteúdos de funções inorgânicas, propriedades físicas e químicas de compostos e ligações químicas. O desenvolvimento de competências e habilidades vinculadas aos saberes químicos com enfoque no movimento da Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), foi capaz de fornecer aos estudantes subsídios que permitiram o enfrentamento de situações- problemas de seu cotidiano de modo crítico respeitando a autonomia da aprendizagem dos estudantes, tornando-os protagonistas ao interpretarem os fenômenos químicos envolvidos. Inicialmente, foi aplicado um questionário para o resgate dos conhecimentos que os estudantes possuíam acerca do assunto a fim de verificar as percepções dos estudantes a respeito de conteúdos previamente abordados em aula. Foram desenvolvidas, em seis aulas, atividades experimentais relacionando as propriedades dos minerais com os modelos de ligações químicas iônicas e covalentes. Através das análises dos textos produzidos pelos estudantes e do diário de bordo do professor, observou-se a construção do conhecimento químico através da metodologia aplicada. Segundo a avaliação dos estudantes, a metodologia foi facilitadora para o aprendizado da química inorgânica pois relacionava os conteúdos com a sua realidade local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectcotidianopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmineralogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de química: abordagem CTSApt_BR
Título: dc.titleO BRILHO DA QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons