APLICATIVO DE SIMULAÇÃO DE UM POLARÍMETRO “PolariQUIM” PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAmorim, L.S.O.-
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, A.M.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-08T03:03:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-08T03:03:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-
identificador: dc.identifier.otherUFRRJ_Produto_Luiza_Amorimpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/733057-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente, a sociedade em geral bem como as escolas estão imersas em uma realidade povoada pelas tecnologias em suas mais variadas formas. Em se tratando de uso de tecnologias como ferramentas para o ensino-aprendizado, tem sido observadas algumas abordagens, como o uso de plataformas que permitem aulas on-line, softwares com animações e simulação em 3D (terceira dimensão), uso de games e uma infinidades de recursos tecnológicos disponibilizados em aplicativos para uso em dispositivos móveis. Desta forma, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) apresenta-se como uma ferramenta que pode auxiliar o professor como mediador e facilitador do conhecimento, trazendo motivação, clareza e contextualização aos conteúdos abordados, onde pode citar o ensino da Estereoisomeria, que na maioria das vezes necessita dos alunos abstração para o compreendimento, além do desenvolvimento da habilidade para visualização espacial de estruturas. Este trabalho visou a elaboração de um aplicativo do tipo simulação de um polarímetro, utilizando a plataforma Adalo, que é uma plataforma gratuita para programação de softwares através de uma linguagem no-code, para auxiliar as aulas sobre Isomeria Óptica em turmas da educação básica. Esse aplicativo desenvolvido buscou trazer ludicidade, leveza, clareza e maior aproximação da temática Isomeria Óptica, a realidade dos alunos. Para testar a usabilidade do aplicativo, foi aplicado, em uma turma de pré-vestibular de um curso preparatório na Baixada Fluminense, um questionário de satisfação, no qual buscou avaliar os impactos do aplicativo quanto a aprendizagem/conhecimento, motivação, prazer e as experiências percebidas pelos usuários ao manipularem o aplicativo. Feita a análise dos resultados do questionário de satisfação, foi considerado que o aplicativo desenvolvido se fez eficaz atendendo aos critérios citados e que este é um bom recurso auxiliar para as aulas de Isomeria Óptica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent189kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de isomeria ópticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAdalopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de químicapt_BR
Título: dc.titleAPLICATIVO DE SIMULAÇÃO DE UM POLARÍMETRO “PolariQUIM” PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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