Geometria espacial: uma sequência didática para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGabriel, Giselle Alves de Freitas-
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Odaléa Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-07-06T18:17:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-07-06T18:17:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Giselle Alves de Freitas Gabrielpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732979-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, sendo parte da dissertação de Mestrado Profissional defendida por esta pesquisadora. Trata-se de uma proposta didática na forma de uma sequência de atividades para o ensino básico de Geometria Espacial, direcionada a alunos do ensino médio - considerando que talvez não tenham aprendido os conceitos de geometria no ensino fundamental pós-pandemia. A sequência didática aqui apresentada é formada por várias atividades agrupadas em três módulos: o primeiro módulo é formado por atividades de classificação com auxílio de materiais concretos (sólidos geométricos confeccionados de acrílico e de papel rígido) para a formação do conceito de poliedros (convexos e não convexos, regulares e não regulares, relação de Euler, prismas e pirâmides); no segundo módulo acrescentam-se folhas impressas com planificações de figuras espaciais; e o terceiro módulo é formado por instruções básicas para manipulação do software GeoGebra, tutorial de construções de sólidos geométricos e tarefas de construção a serem desenvolvidas pelos alunos. Para melhor orientar o leitor, são descritas as atividades contendo seus objetivos, o roteiro de aplicação e os materiais previstos. Tomando-se como base a experiência vivenciada pela autora quando aplicou essa sequência didática a seus alunos do segundo ano do ensino médio, são apresentados alguns diálogos que aconteceram durante as aulas e alguns registros feitos pelos alunos (definições próprias, classificações/nomeações e desenhos em perspectivas de figuras, planificações e construções das figuras geométricas espaciais com o uso do software Geogebra).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2943 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectproduto educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectgeometria espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeoGebrapt_BR
Título: dc.titleGeometria espacial: uma sequência didática para o ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de mestrado profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons