Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Gabriel, Giselle Alves de Freitas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Odaléa Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:17:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-07-06T18:17:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Giselle Alves de Freitas Gabriel | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732979 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional foi elaborado no âmbito do Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, sendo parte da dissertação de Mestrado Profissional defendida por esta pesquisadora. Trata-se de uma proposta didática na forma de uma sequência de atividades para o ensino básico de Geometria Espacial, direcionada a alunos do ensino médio - considerando que talvez não tenham aprendido os conceitos de geometria no ensino fundamental pós-pandemia. A sequência didática aqui apresentada é formada por várias atividades agrupadas em três módulos: o primeiro módulo é formado por atividades de classificação com auxílio de materiais concretos (sólidos geométricos confeccionados de acrílico e de papel rígido) para a formação do conceito de poliedros (convexos e não convexos, regulares e não regulares, relação de Euler, prismas e pirâmides); no segundo módulo acrescentam-se folhas impressas com planificações de figuras espaciais; e o terceiro módulo é formado por instruções básicas para manipulação do software GeoGebra, tutorial de construções de sólidos geométricos e tarefas de construção a serem desenvolvidas pelos alunos. Para melhor orientar o leitor, são descritas as atividades contendo seus objetivos, o roteiro de aplicação e os materiais previstos. Tomando-se como base a experiência vivenciada pela autora quando aplicou essa sequência didática a seus alunos do segundo ano do ensino médio, são apresentados alguns diálogos que aconteceram durante as aulas e alguns registros feitos pelos alunos (definições próprias, classificações/nomeações e desenhos em perspectivas de figuras, planificações e construções das figuras geométricas espaciais com o uso do software Geogebra). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2943 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | geometria espacial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
Título: dc.title | Geometria espacial: uma sequência didática para o ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de mestrado profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Giselle Alves de Freitas Gabriel.pdf | Produto Educacional - Giselle Alves de Freitas Gabriel | 2,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732979/2/Produto Educacional - Giselle Alves de Freitas Gabriel.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons