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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Viana, Estevão Marcos Queiroz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-30T00:29:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-30T00:29:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_emqviana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732538 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sociedade brasileira atual tem exigido cada vez mais o debate em torno da ética. Questões tais como honestidade e justiça são sempre latentes. As ações das pessoas são cotidianamente postas em questão, visto que lidamos cotidianamente com problemas relativos à violência, à corrupção e à ausência de humanidade para com o outro. Tais questões são especialmente preocupantes quando se trata dos estudantes da educação básica, especialmente do ensino fundamental, que durante a vida escolar são instados a aprender e vivenciar os valores morais e sociais de uma forma padronizada, o que muitas vezes os impede de refletirem sobre a sua existência no mundo e as suas próprias ações. Nesse sentido, impõe-se a questão da liberdade com responsabilidade e do compromisso ético. Para tratarmos dessa questão, tomamos como base teórica o pensamento do filósofo Jean-Paul Sartre. Para ele, os seres humanos se relacionam de forma compromissada, sem intermédios e determinações, são seres de reciprocidade. Essa reciprocidade remete ao compromisso ético, que não pode ser intermediado. Portanto, a alteridade em Sartre é eminentemente ética. Tomando essas considerações, o objetivo desta pesquisa é investigar se no ensino de filosofia no nível fundamental o pensamento de Sartre relativo às concepções de liberdade e responsabilidade, como conteúdo programático, pode proporcionar, aos jovens, elementos de reflexão em torno das suas escolhas ao ponto de levá-los a ações autônomas e cidadãs, contribuindo para a sua formação ética. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de um grupo de formação realizado por meio das seguintes etapas: sensibilização, na qual buscamos chamar a atenção dos estudantes para o tema liberdade com responsabilidade a partir da perspectiva do existencialismo sartreano; problematização, na qual propomos o debate de problemas filosóficos a partir das situações concretas visualizadas no filme Escritores da Liberdade; conceituação, feita a partir do debate gerado por uma oficina de leitura de um exceto da obra O Existencialismo é um humanismo (1946) de Sartre e, por fim, uma avaliação final da aprendizagem dos conceitos. Cada fase foi proposta a partir do debate suscitado pelo tema liberdade com responsabilidade com os estudantes que se propuseram a participar do grupo de formação, matriculados no 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Pacatuba-CE, município da região metropolitana de Fortaleza. Cada fase foi finalizada com um questionário escrito, que nos serviu de coleta de dados qualitativos. Assim, adotamos a coleta de dados de forma quantitativa e qualitativa e o método dialético para debater e construir sínteses sobre as questões abordadas. Como resultado da pesquisa podemos afirmar que os conhecimentos envolvendo os conceitos de liberdade e responsabilidade, propostos por Sartre, podem tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos de forma a fazê-los refletir acerca das suas próprias ações, tendo em vista um clima de reciprocidade e de engajamento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,10 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Compromisso Ético | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Liberdade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade | pt_BR |
Título: dc.title | LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE NA RELAÇÃO COM O OUTRO: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DOS ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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2023_dis_emqviana.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732538/2/2023_dis_emqviana.pdfDownload |
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