LIBERDADE COM RESPONSABILIDADE NA RELAÇÃO COM O OUTRO: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DOS ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorViana, Estevão Marcos Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-30T00:29:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-30T00:29:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other2023_dis_emqvianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732538-
Resumo: dc.description.abstractA sociedade brasileira atual tem exigido cada vez mais o debate em torno da ética. Questões tais como honestidade e justiça são sempre latentes. As ações das pessoas são cotidianamente postas em questão, visto que lidamos cotidianamente com problemas relativos à violência, à corrupção e à ausência de humanidade para com o outro. Tais questões são especialmente preocupantes quando se trata dos estudantes da educação básica, especialmente do ensino fundamental, que durante a vida escolar são instados a aprender e vivenciar os valores morais e sociais de uma forma padronizada, o que muitas vezes os impede de refletirem sobre a sua existência no mundo e as suas próprias ações. Nesse sentido, impõe-se a questão da liberdade com responsabilidade e do compromisso ético. Para tratarmos dessa questão, tomamos como base teórica o pensamento do filósofo Jean-Paul Sartre. Para ele, os seres humanos se relacionam de forma compromissada, sem intermédios e determinações, são seres de reciprocidade. Essa reciprocidade remete ao compromisso ético, que não pode ser intermediado. Portanto, a alteridade em Sartre é eminentemente ética. Tomando essas considerações, o objetivo desta pesquisa é investigar se no ensino de filosofia no nível fundamental o pensamento de Sartre relativo às concepções de liberdade e responsabilidade, como conteúdo programático, pode proporcionar, aos jovens, elementos de reflexão em torno das suas escolhas ao ponto de levá-los a ações autônomas e cidadãs, contribuindo para a sua formação ética. Utilizamos a metodologia da pesquisa-ação na perspectiva de um grupo de formação realizado por meio das seguintes etapas: sensibilização, na qual buscamos chamar a atenção dos estudantes para o tema liberdade com responsabilidade a partir da perspectiva do existencialismo sartreano; problematização, na qual propomos o debate de problemas filosóficos a partir das situações concretas visualizadas no filme Escritores da Liberdade; conceituação, feita a partir do debate gerado por uma oficina de leitura de um exceto da obra O Existencialismo é um humanismo (1946) de Sartre e, por fim, uma avaliação final da aprendizagem dos conceitos. Cada fase foi proposta a partir do debate suscitado pelo tema liberdade com responsabilidade com os estudantes que se propuseram a participar do grupo de formação, matriculados no 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de Pacatuba-CE, município da região metropolitana de Fortaleza. Cada fase foi finalizada com um questionário escrito, que nos serviu de coleta de dados qualitativos. Assim, adotamos a coleta de dados de forma quantitativa e qualitativa e o método dialético para debater e construir sínteses sobre as questões abordadas. Como resultado da pesquisa podemos afirmar que os conhecimentos envolvendo os conceitos de liberdade e responsabilidade, propostos por Sartre, podem tornar a aprendizagem mais significativa para os alunos de forma a fazê-los refletir acerca das suas próprias ações, tendo em vista um clima de reciprocidade e de engajamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,10 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCompromisso Éticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiberdadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidadept_BR
Título: dc.titleLIBERDADE COM RESPONSABILIDADE NA RELAÇÃO COM O OUTRO: CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO ÉTICA DOS ESTUDANTES NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons