QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlthoff, Elcio Vinicius-
Autor(es): dc.contributor.authorCursino, Ana Cristina Trindade-
Autor(es): dc.contributor.authorGiona, Renata Mello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-28T02:40:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-28T02:40:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-26-
identificador: dc.identifier.otherelaboracaoprodutocontribuicaoconstrucao_produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732338-
Resumo: dc.description.abstractO desenvolvimento deste estudo conduziu à estruturação de um produto educacional sobre o tema Radioatividade destinado a professores do Ensino Médio, buscando subsidiar essa temática, para que o professor proporcione aos estudantes a compreensão do tema, a realização de cálculos de decaimento radioativo e meia vida, e a utilização prática da radioatividade na sociedade valendo-se do uso de tecnologia da informação para desmitificar e ampliar os conhecimentos. Assim, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre estratégias de ensino envolvendo o conteúdo de radioatividade acessíveis aos professores e que despertam o interesse em alunos do Ensino Médio. Foi elaborado um produto educacional visando facilitar o trabalho do professor de química e tornar a aprendizagem mais interessante com estratégias diferenciadas. O produto educacional foi encaminhado junto com um formulário contendo 16 questões para a avaliação por pares. Participaram da pesquisa por meio digital, 16 professores de química, que apresentaram as suas impressões a respeito do material. Nos resultados dos questionários, os professores indicam que são realizadas poucas atividades práticas isso pode ser atribuído a uma possível carência de materiais que permitam a experimentação, além de ser necessário realizar estudos que permitam aos educadores relacionar os conhecimentos construídos com a realidade e sua aplicação no cotidiano. Os educadores que participaram da avaliação por pares apresentaram considerações positivas a respeito do material elaborado e consideram fundamental que haja a troca de conhecimentos e de novas técnicas a serem compartilhadas por pesquisadores com os professores, especialmente quando se trata de um conteúdo que exige muita clareza e envolvimento em pesquisaspt_BR
Tamanho: dc.format.extent1249kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRadioatividadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação por parespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectproduto educacionalpt_BR
Título: dc.titleQUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons