Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Althoff, Elcio Vinicius | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cursino, Ana Cristina Trindade | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Giona, Renata Mello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-28T02:40:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-28T02:40:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | elaboracaoprodutocontribuicaoconstrucao_produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/732338 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O desenvolvimento deste estudo conduziu à estruturação de um produto educacional sobre o tema Radioatividade destinado a professores do Ensino Médio, buscando subsidiar essa temática, para que o professor proporcione aos estudantes a compreensão do tema, a realização de cálculos de decaimento radioativo e meia vida, e a utilização prática da radioatividade na sociedade valendo-se do uso de tecnologia da informação para desmitificar e ampliar os conhecimentos. Assim, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre estratégias de ensino envolvendo o conteúdo de radioatividade acessíveis aos professores e que despertam o interesse em alunos do Ensino Médio. Foi elaborado um produto educacional visando facilitar o trabalho do professor de química e tornar a aprendizagem mais interessante com estratégias diferenciadas. O produto educacional foi encaminhado junto com um formulário contendo 16 questões para a avaliação por pares. Participaram da pesquisa por meio digital, 16 professores de química, que apresentaram as suas impressões a respeito do material. Nos resultados dos questionários, os professores indicam que são realizadas poucas atividades práticas isso pode ser atribuído a uma possível carência de materiais que permitam a experimentação, além de ser necessário realizar estudos que permitam aos educadores relacionar os conhecimentos construídos com a realidade e sua aplicação no cotidiano. Os educadores que participaram da avaliação por pares apresentaram considerações positivas a respeito do material elaborado e consideram fundamental que haja a troca de conhecimentos e de novas técnicas a serem compartilhadas por pesquisadores com os professores, especialmente quando se trata de um conteúdo que exige muita clareza e envolvimento em pesquisas | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1249kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação por pares | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produto educacional | pt_BR |
Título: dc.title | QUÍMICA: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
elaboracaoprodutocontribuicaoconstrucao_produto (1).pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/732338/2/elaboracaoprodutocontribuicaoconstrucao_produto (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons