O ensino de poliedros a partir de elementos do cotidiano do aluno - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorMELO, William Barroso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-21T16:25:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-21T16:25:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-21-
identificador: dc.identifier.otherO ensino de poliedros a partir de elementos do cotidiano do aluno - Dissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731872-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa-ação de caráter qualitativa buscou desenvolver, testar e verificar a potencialidade de uma sequência didática na aprendizagem de poliedros. A questão norteadora é: Uma sequência didática envolvendo objetos do cotidiano potencializa a aprendizagem de poliedros? Por isso, o objetivo geral é verificar a potencialidade de aprendizagem de uma sequência didática no ensino de poliedros, com o intuito de respondermos essa questão, elaboramos uma Sequência didática para o ensino de poliedros, a partir do uso do aplicativo GeoGebra e de elementos dos cotidianos dos alunos. A sequência didática foi aplicada em um grupo de 5 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino na periferia do município de Belém. A análise dos dados se deu através de registro escritos em fichas de atividades distribuídas aos alunos e da transcrição de dados de voz captados dos alunos durante a aplicação das atividades. A organização das informações obtidas está estruturada em Introdução, Levantamento Bibliográfico, em que consiste na busca de trabalhos que possuem semelhança com a nossa pesquisa, Base Teórica que são os aportes teóricos utilizados, a saber a Teoria Instrumental de Rabardel, Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e a Análise Microgenética, a Metodologia em que falamos sobre Poliedros e o software GeoGebra, a Análise dos Resultados o qual fazemos análises sobre os registros escritos e de voz dos sujeitos e professores consultados contribuem para a formulação da sequência didática. A pesquisa possui resultados positivos quanto a aplicação dessa sequência didática junto ao uso do aplicativo GeoGebra, ela permite discussões acerca da sua forma de aplicação, abre possibilidades de mudanças para próximos professores que a utilizarem e afasta o ensinar matemática do método tradicional.-
Tamanho: dc.format.extent7770-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades Experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectPoliedros-
Título: dc.titleO ensino de poliedros a partir de elementos do cotidiano do aluno - Dissertação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais