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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, William Barroso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-21T16:25:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-21T16:25:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ensino de poliedros a partir de elementos do cotidiano do aluno - Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731872 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa-ação de caráter qualitativa buscou desenvolver, testar e verificar a potencialidade de uma sequência didática na aprendizagem de poliedros. A questão norteadora é: Uma sequência didática envolvendo objetos do cotidiano potencializa a aprendizagem de poliedros? Por isso, o objetivo geral é verificar a potencialidade de aprendizagem de uma sequência didática no ensino de poliedros, com o intuito de respondermos essa questão, elaboramos uma Sequência didática para o ensino de poliedros, a partir do uso do aplicativo GeoGebra e de elementos dos cotidianos dos alunos. A sequência didática foi aplicada em um grupo de 5 alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino na periferia do município de Belém. A análise dos dados se deu através de registro escritos em fichas de atividades distribuídas aos alunos e da transcrição de dados de voz captados dos alunos durante a aplicação das atividades. A organização das informações obtidas está estruturada em Introdução, Levantamento Bibliográfico, em que consiste na busca de trabalhos que possuem semelhança com a nossa pesquisa, Base Teórica que são os aportes teóricos utilizados, a saber a Teoria Instrumental de Rabardel, Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e a Análise Microgenética, a Metodologia em que falamos sobre Poliedros e o software GeoGebra, a Análise dos Resultados o qual fazemos análises sobre os registros escritos e de voz dos sujeitos e professores consultados contribuem para a formulação da sequência didática. A pesquisa possui resultados positivos quanto a aplicação dessa sequência didática junto ao uso do aplicativo GeoGebra, ela permite discussões acerca da sua forma de aplicação, abre possibilidades de mudanças para próximos professores que a utilizarem e afasta o ensinar matemática do método tradicional. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7770 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades Experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poliedros | - |
Título: dc.title | O ensino de poliedros a partir de elementos do cotidiano do aluno - Dissertação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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William Barroso Melo Dissertação.pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731872/3/William Barroso Melo Dissertação.pdfDownload |
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