Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alves, Jeniss de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-20T18:22:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-20T18:22:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de história e os desafios do aprendizado histórico: uma análise histórica do Lulismo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731820 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado examina pontos de evidência dos governos Lula da Silva (2003-2010) os significados do conceito dentro das ciências humanas conhecido como Lulismo e os desafios de trazer para a aula de história no ensino básico, observando estratégias de aprendizado dentro do campo da aprendizagem histórica. Como as políticas implementadas pelos governos Lula refletem os valores e ideais do Lulismo. Dentro do desenvolvimento do trabalho, consideramos que uma abordagem importante para o ensino de história é a aprendizagem histórica, que incentiva os alunos a questionar e analisar fontes históricas e a considerar diferentes perspectivas sobre o passado. Como a aprendizagem histórica pode ser aplicada ao ensino de história do Lulismo e propor atividades de ensino que promovam essa abordagem são pontos em debate na presente dissertação. Dividido em 3 partes, o trabalho começa com uma reflexão do que foram as políticas sociais implementadas pelo governo Lula, a compreensão desse fazer político sob o a ótica do lulismo, tese explicada por André Singer, professor livre-docente em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) em 2011. Reflexões sobre a relação entre ensino de história e as possibilidades de produção de novas fontes históricas para dentro do ambiente das redes sociais – em especial o Tiktok, um espaço importante de debate e disseminação de conhecimento científico - farão parte dos materiais disponibilizados para futuras aulas de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,47mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história; Linguagens e Narrativas Históricas; Aprendizagem histórica; Vídeos do TikTok; Lulismo. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História e os desafios do aprendizado histórico: uma análise histórica do Lulismo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Jennis.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731820/2/Dissertação Jennis.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons