Ensino de História e os desafios do aprendizado histórico: uma análise histórica do Lulismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Jeniss de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-20T18:22:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-20T18:22:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história e os desafios do aprendizado histórico: uma análise histórica do Lulismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731820-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado examina pontos de evidência dos governos Lula da Silva (2003-2010) os significados do conceito dentro das ciências humanas conhecido como Lulismo e os desafios de trazer para a aula de história no ensino básico, observando estratégias de aprendizado dentro do campo da aprendizagem histórica. Como as políticas implementadas pelos governos Lula refletem os valores e ideais do Lulismo. Dentro do desenvolvimento do trabalho, consideramos que uma abordagem importante para o ensino de história é a aprendizagem histórica, que incentiva os alunos a questionar e analisar fontes históricas e a considerar diferentes perspectivas sobre o passado. Como a aprendizagem histórica pode ser aplicada ao ensino de história do Lulismo e propor atividades de ensino que promovam essa abordagem são pontos em debate na presente dissertação. Dividido em 3 partes, o trabalho começa com uma reflexão do que foram as políticas sociais implementadas pelo governo Lula, a compreensão desse fazer político sob o a ótica do lulismo, tese explicada por André Singer, professor livre-docente em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) em 2011. Reflexões sobre a relação entre ensino de história e as possibilidades de produção de novas fontes históricas para dentro do ambiente das redes sociais – em especial o Tiktok, um espaço importante de debate e disseminação de conhecimento científico - farão parte dos materiais disponibilizados para futuras aulas de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,47mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história; Linguagens e Narrativas Históricas; Aprendizagem histórica; Vídeos do TikTok; Lulismo.pt_BR
Título: dc.titleEnsino de História e os desafios do aprendizado histórico: uma análise histórica do Lulismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons