A PANDEMIA E A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ON-LINE Políticas públicas e os Docentes de História no Ensino Remoto no Ceará (2020-2021)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorABRAÃO CAMPOS DE OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-20T14:05:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-20T14:05:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-05-
identificador: dc.identifier.otherABRAÃO CAMPOS DE OLIVEIRApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731804-
Resumo: dc.description.abstractNo início do ano de 2020 temos a confirmação dos primeiros casos da doença COVID19 no Brasil. Chegava ao país a doença responsável por uma Pandemia que se alastrava pelo mundo e, em meados de setembro do mesmo ano já tínhamos mais de 100 mil mortos no Brasil, chegando a 500 mil em junho do ano seguinte. Com o objetivo de conter a doença se inicia o lockdown. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) busca através da adoção de políticas públicas manter a escola presente na comunidade, assim são criados e-mails institucionais para toda a comunidade escolar: escola, gestores, professores e alunos, permitindo também a criação de espaços virtuais de aprendizagem utilizando as ferramentas do sistema Google for Education. Partindo então desta nova realidade apresentamos uma problematização acerca do debate teórico-metodológico em torno da apropriação da Educação a Distância e do surgimento do que passaria a ser chamado de Ensino Remoto, nos aprofundando da realidade da Educação Pública no Estado do Ceará, mais particularmente nas escolas de Fortaleza e tomando por referência os professores de História desta rede de Ensino. Com este objetivo trabalhamos com os conceitos de saberes docentes, presente no trabalho de Maurice Tardif, e de letramento digital, referenciado nos textos do inglês David Buckingham, a fim de refletirmos sobre os desafios que se impõe aos professores, bem como também o apontamento das escolhas feitas pelos docentes no que concerne à novas metodologias de ensino e da utilização de recursos digitais como ferramentas voltadas à educação. Para tal realizamos um levantamento de dados de e-mails recebidos pela Célula de Formação Programas e Projetos (CEFOP/SEFOR) que atuou como suporte à comunidade escolar, gestores, professores e alunos, na utilização de ferramentas disponibilizadas pela SEDUC, buscando discutir sobre quais foram os alcances dessas políticas públicas implantadas, bem como as barreiras e dificuldades encontradas. Também são apresentados dados quantitativos que nos permitem a construção de um panorama do ensino público estadual na capital, e por fim, através de pesquisa realizada via formulários online do Google Forms, nos possibilitaram a construção de um retrato da realidade dos docentes de História, refletindo sobre dificuldades e continuidades pós-Pandemia. Os resultados obtidos neste formulário nos permitiram a construção de um produto, um Manual Informativo, constando dos principais recursos indicados pelos professores como fundamentais para o Ensino Remoto.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,861KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Pública; Ensino Remoto; Ensino de Históriapt_BR
Título: dc.titleA PANDEMIA E A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ON-LINE Políticas públicas e os Docentes de História no Ensino Remoto no Ceará (2020-2021)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - Profhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO/TESEpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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