Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Ana Lorena Bandeira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-19T13:36:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-19T13:36:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2023_dis_alblima | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731758 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Trata-se de uma cartografia que marca os movimentos de linhas de forças em uma experimentação no Ensino de Filosofia, na qual o cinema não se reduz à mera ilustração de conceitos, mas é visto como produtor de pensamento. Partindo da filosofia da diferença, em particular o pensamento de Deleuze e Bergson sobre o cinema, assinalamos que o mesmo não só coloca a imagem em movimento, mas dispara o pensamento, ou seja, um filme produz conceitos. Buscamos traçar os deslocamentos educacionais que desterritorializam a educação já territorializada pelo pensamento arborescente, constatando a transversalização da filosofia com a arte e a ciência na direção de uma prática rizomática. Para tanto, analisamos a experimentação de um grupo de estudos de filosofia e cinema em uma escola pública de ensino médio, localizada no interior do Ceará, que, em sua singularidade, nos aponta possibilidades do uso do cinema no Ensino de Filosofia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,21 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Título: dc.title | O cinema como produtor de pensamento no ensino de filosofia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2023_dis_alblima.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731758/2/2023_dis_alblima.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons