Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MELO, GETULIO BARROS DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-16T14:00:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-16T14:00:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/5418 | - |
identificador: dc.identifier.other | https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/5418 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731678 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa é elaboração do quarto módulo do Itinerário Formativo da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), intitulado Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, que será utilizado no cronograma de ensino para alunos do Ensino Médio do novo documento curricular do Estado do Tocantins – BNCC. O objeto de pesquisa é a elaboração de um método de produção cine-documentários como alternativa para o Ensino de Filosofia, a Oficina de Micrometragem Filosófica. A trilha de aprofundamento é composta por quatro módulos formativos, que têm como objetivo o protagonismo juvenil e o projeto de vida, ao ofertar atividades teóricas e práticas na área da CHSA, em conjunto com a área de Linguagem e suas tecnologias, desenvolvendo a autonomia, a criticidade, e o protagonismo por meio da oralidade e da comunicação, empregando tecnologias diversas na produção de conteúdos ligados às mídias. A Oficina utiliza o cinedocumentário como recurso alternativo para o Ensino de Filosofia, ao elaborar uma prática ligada ao uso das tecnologias. Essa prática de ensino tem o propósito de colocar em imagens conhecimentos de História da Filosofia por meio da produção do cinedocumentário pelos próprios alunos, numa perspectiva prática e teórica de ensino, na qual o aluno protagonista desenvolverá o aprofundamento dos seus conhecimentos da Filosofia e da CHSA, por meio da produção de micrometragens filosóficas documentais e com o uso dos smartphones. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cine-documentário | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Smartphones | pt_BR |
Título: dc.title | OFICINA DE MICROMETRAGEM FILOSÓFICA: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FILOSOFIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: