Alfabetização filosófica: o ensino de Filosofia no ensino médio a partir do pensamento de Paulo Freire

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARROS, MARIA DE JESUS DUARTE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-16T14:34:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-16T14:34:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4390-
identificador: dc.identifier.otherhttps://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4390pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731660-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação inclui-se na Linha de Pesquisa: Práticas de Ensino da Filosofia. O objetivo desse estudo foi analisar a Alfabetização Filosófica: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio a partir do pensamento de Paulo Freire. Tendo como propósito fundamental a investigação da Alfabetização Filosófica como alternativa didático-metodológica para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. O referencial teórico adotado nessa pesquisa foram os acervos bibliográficos de Paulo Freire fundamentados nos elementos do método da alfabetização de Jovens e Adultos. O procedimento metodológico utilizado na investigação, inscreve-se no campo do Ensino de Filosofia e traz para o debate algumas concepções de Freire pertinentes ao Ensino de Filosofia, pensando num alicerce que o método freiriano pode proporcionar às práxis filosófica, no ensinar a filosofar como condição de politicidade. A principal contribuição trazida por essa dissertação está na afirmação de que é possível a transposição didático-metodológica da alfabetização de Jovens e Adultos de Paulo Freire para a alfabetização filosófica como alternativa para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Pois, entende-se que a construção da educação em comunhão dos conhecimentos filosóficos reforçam a dimensão política do ensino para gerar como resultado a autonomia e o pensar por si mesmo a existência e a cultura. Sabe- se que a educação é permeada pela dimensão política, que deve ser crítica, reflexiva e criativa, permitindo o protagonismo da juventude no processo de formação humana.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização filosóficapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia do ensino de filosofia no Ensino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPaulo Freirept_BR
Título: dc.titleAlfabetização filosófica: o ensino de Filosofia no ensino médio a partir do pensamento de Paulo Freirept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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