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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, MARIA DE JESUS DUARTE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-16T14:34:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-16T14:34:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4390 | - |
identificador: dc.identifier.other | https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4390 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731660 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação inclui-se na Linha de Pesquisa: Práticas de Ensino da Filosofia. O objetivo desse estudo foi analisar a Alfabetização Filosófica: O Ensino de Filosofia no Ensino Médio a partir do pensamento de Paulo Freire. Tendo como propósito fundamental a investigação da Alfabetização Filosófica como alternativa didático-metodológica para o ensino de Filosofia no Ensino Médio. O referencial teórico adotado nessa pesquisa foram os acervos bibliográficos de Paulo Freire fundamentados nos elementos do método da alfabetização de Jovens e Adultos. O procedimento metodológico utilizado na investigação, inscreve-se no campo do Ensino de Filosofia e traz para o debate algumas concepções de Freire pertinentes ao Ensino de Filosofia, pensando num alicerce que o método freiriano pode proporcionar às práxis filosófica, no ensinar a filosofar como condição de politicidade. A principal contribuição trazida por essa dissertação está na afirmação de que é possível a transposição didático-metodológica da alfabetização de Jovens e Adultos de Paulo Freire para a alfabetização filosófica como alternativa para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Pois, entende-se que a construção da educação em comunhão dos conhecimentos filosóficos reforçam a dimensão política do ensino para gerar como resultado a autonomia e o pensar por si mesmo a existência e a cultura. Sabe- se que a educação é permeada pela dimensão política, que deve ser crítica, reflexiva e criativa, permitindo o protagonismo da juventude no processo de formação humana. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização filosófica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia do ensino de filosofia no Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
Título: dc.title | Alfabetização filosófica: o ensino de Filosofia no ensino médio a partir do pensamento de Paulo Freire | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
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