O ENSINO DA FILOSOFIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo com alunos do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento de Dewey.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, CLAUDIANA MARIA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-14T15:06:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-14T15:06:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherUFPI-ClaudianaCosta-Turma-2020-2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731585-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é uma pesquisa relativa à dissertação do mestrado profissional (PRO-FILO) da Universidade Federal do Piauí-UFPI no qual procurou-se apresentar uma discussão acerca do ensino de Filosofia mediada pelo uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s): um estudo com alunos do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento de Dewey. Durante toda a sua carreira, Dewey, principal representante do Pragmatismo, desenvolveu uma filosofia que põe fim a dicotomia teoria e prática, mostrando através de um modelo educacional desenvolvido por ele essa integração. Procurou-se saber como as tecnologias de comunicação e informação podem subsidiar o ensino de maneira que o estudante consiga se apropriar dos conceitos filosóficos e vinculá-los à sua vida prática, bem como conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelo professor de Filosofia; relacionar pensamento e ação em Dewey e a prática pedagógica vivenciada por alunos e professores no chão da escola, demonstrando a importância da autonomia no processo de aprendizagem. O primeiro capítulo traz a contextualização sobre o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar, reflexão com base na obra “O que é virtual” do filósofo contemporâneo Pierre Levy (2001). Nela, ele aborda conceitos como virtualização e inteligência coletiva; buscou-se fazer a relação entre o ensino da Filosofia mediado pelas tecnologias e os seus usos no Ensino Médio à luz do Pragmatismo de John Dewey. No segundo capítulo, aborda-se a teoria de John Dewey, a forma como ele acolheu e desenvolveu temas e problemas pertinentes à Educação. Por fim, traz-se os resultados referente ao desenvolvimento de um projeto que consistiu na produção de uma série de Podcast Reforço de Filosofia referentes aos temas trabalhados em aula. A veiculação deu-se através das principais plataformas de divulgação, como também em espaços comunitários como as rádios FM locais. O intuito é o de democratizar o acesso ao conteúdo, integrar alunos e professores, contribuir para a autonomia do educando bem como a consolidação do entendimento sobre os conteúdos trabalhados. Espera-se, que este trabalho represente um avanço no sentido de trazer informações consistentes sobre o uso das TDIC’s como ferramentas pedagógicas no ensino de Filosofia, como ainda contribuir junto à academia e aos professores, sobretudo, da Educação Básica, com uma metodologia ativa, dinâmica e participativa que venha colaborar de fato com o saber e autonomia do estudante.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJohn Deweypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutonomiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DA FILOSOFIA E O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: um estudo com alunos do Ensino Médio sobre o desenvolvimento da autonomia a partir do pensamento de Dewey.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo