A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE OS INTERESSES DOS ESTUDANTES NA PERSPECTIVA DO FILÓSOFO ISTVÁN MÉSZÁROS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARAUJO, BERNARDO SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-14T14:59:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-14T14:59:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherUFPI-BernardoAraujo-Turma-2020-2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731583-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa visa compreender a razão de ser do pouco interesse dos estudantes pelo componente curricular de filosofia no ensino médio. Para tanto, considera-se que o ato de ensinar filosofia é perpassado por fatores intrínsecos – que são aqueles próprios do processo de ensino e aprendizagem, como a figura do professor, do estudante, o conteúdo a ser ensinado, a metodologia e os recursos de ensino –, como também por fatores extrínsecos – de ordem econômica, política, social e cultural – que, em larga medida, podem condicionar o ensino do professor em sala de aula. Pelo estudo previamente realizado, identificou-se que há diversas pesquisas sobre o ensino de filosofia, porém estas priorizam os fatores intrínsecos e secundarizam os fatores extrínsecos do processo educativo. Assim, explica-se de forma unilateral que o pouco interesse dos estudantes pela filosofia no nível médio é, sobretudo, uma questão de caráter intrínseco e que pode ser minimizada pelo domínio de conteúdo e pela didática do professor. Na contramão, esta pesquisa pretende demonstrar que, para compreender o pouco interesse dos estudantes, é preciso articular dialeticamente os fatores supracitados a fim de uma melhor intervenção no problema investigado. Nessa direção, fundamenta-se no pensamento do filósofo húngaro István Mészáros e no método materialista histórico dialético. Espera-se contribuir para o debate acerca do ensino de filosofia, da formação do educador e do processo de apropriação do conhecimento comprometido com a luta pela superação da sociabilidade do capital.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInteresse dos estudantespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNível médiopt_BR
Título: dc.titleA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE OS INTERESSES DOS ESTUDANTES NA PERSPECTIVA DO FILÓSOFO ISTVÁN MÉSZÁROSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFilo