Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ARAUJO, BERNARDO SILVA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-14T14:59:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-14T14:59:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPI-BernardoAraujo-Turma-2020-2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731583 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa visa compreender a razão de ser do pouco interesse dos estudantes pelo componente curricular de filosofia no ensino médio. Para tanto, considera-se que o ato de ensinar filosofia é perpassado por fatores intrínsecos – que são aqueles próprios do processo de ensino e aprendizagem, como a figura do professor, do estudante, o conteúdo a ser ensinado, a metodologia e os recursos de ensino –, como também por fatores extrínsecos – de ordem econômica, política, social e cultural – que, em larga medida, podem condicionar o ensino do professor em sala de aula. Pelo estudo previamente realizado, identificou-se que há diversas pesquisas sobre o ensino de filosofia, porém estas priorizam os fatores intrínsecos e secundarizam os fatores extrínsecos do processo educativo. Assim, explica-se de forma unilateral que o pouco interesse dos estudantes pela filosofia no nível médio é, sobretudo, uma questão de caráter intrínseco e que pode ser minimizada pelo domínio de conteúdo e pela didática do professor. Na contramão, esta pesquisa pretende demonstrar que, para compreender o pouco interesse dos estudantes, é preciso articular dialeticamente os fatores supracitados a fim de uma melhor intervenção no problema investigado. Nessa direção, fundamenta-se no pensamento do filósofo húngaro István Mészáros e no método materialista histórico dialético. Espera-se contribuir para o debate acerca do ensino de filosofia, da formação do educador e do processo de apropriação do conhecimento comprometido com a luta pela superação da sociabilidade do capital. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interesse dos estudantes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nível médio | pt_BR |
Título: dc.title | A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE OS INTERESSES DOS ESTUDANTES NA PERSPECTIVA DO FILÓSOFO ISTVÁN MÉSZÁROS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPI-BernardoAraujo-Turma-2020-2022.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731583/1/UFPI-BernardoAraujo-Turma-2020-2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: