O ENSINO DE FILOSOFIA À LUZ DO PRAGMATISMO DEWEYANO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, ANA CELIA CARVALHO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-13T19:09:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-13T19:09:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-
identificador: dc.identifier.otherUFPI-AnaCelia-Turma-2020-2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731554-
Resumo: dc.description.abstractA presente Dissertação de Mestrado foi intitulada O Ensino de Filosofia à luz do pragmatismo deweyano". A problemática de pesquisa em questão trata de articular as categorias „pensamento e ação‟ considerando-as como temas fundamentais da doutrina pragmatista, sobretudo, pelo fato dessa corrente representar uma ruptura com a tradição filosófica que priorizou o absoluto, a abstração, a teoria em detrimento da experiência e da prática. A filosofia de John Dewey representa uma contribuição importante para o pensamento quando compreende que o pensamento é uma ferramenta de muitos e variados usos, sendo que seu papel principal é a „resolução de problemas‟. Nesse sentido, será agregada a análise sobre pensamento e ação, a noção de democracia construída por John Dewey e o papel que a experiência democrática exerce no campo da educação. O propósito é realizar a discussão proposta à luz dos objetivos que buscamos para o ensino de Filosofia. A categoria teórica principal da filosofia pragmatista de Dewey é a noção de experiência, segunda a qual estamos em processos de interação, presente tanto na natureza quanto nas relações sociais, políticas e educacionais. O ser humano está em constante interação com a sua história, com as pessoas e as coisas. O objetivo principal é realizar uma investigação teórica sobre as concepções de Dewey, que envolvem a relação pensamento e ação, presente em sua epistemologia pragmatista, portanto em sua concepção de conhecimento, a noção de experiência e, por fim, o significado da experiência democrática e sua contribuição ao ensino de Filosofia. Os objetivos específicos visarão compreender a epistemologia pragmatista e sua unidade entre pensamento e ação; investigar a noção de experiência, sobretudo, a experiência educativa fundada na atividade do pensamento que implica resolução e problemas; realizar um estudo sobre a noção de experiência democrática e sua contribuição ao ensino de filosofia e, por fim, apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Filosofia a partir das contribuições do pragmatismo de John Dewey.Trata-se de um estudo teórico de natureza bibliográfica que tomara a obra do autor pesquisado com base nos seus textos e no contexto e a partir da delimitação produzida pelo estudo, ou seja, para fins da nossa investigação, serão consideradas as seguintes categorias de análises: Pensamento e Ação; Experiência, Resolução de Problemas, Experiência Democrática e Ensino de Filosofia. Para que os propósitos da Dissertação sejam satisfatoriamente, alcançados, a pesquisa tomará por base as seguintes obras de Dewey: Reconstrução em Filosofia (1920); Experiência e Natureza(1925); Como Pensamos (1909); Democracia e Educação (1979); A Questão da Certeza (1929), além de textos de intérpretes de Dewey e escritos atuais sobre ensino de filosofia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDemocraciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPragmatismopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA À LUZ DO PRAGMATISMO DEWEYANOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Filosofiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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