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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, ANA CELIA CARVALHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-13T19:09:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-13T19:09:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPI-AnaCelia-Turma-2020-2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731554 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Dissertação de Mestrado foi intitulada O Ensino de Filosofia à luz do pragmatismo deweyano". A problemática de pesquisa em questão trata de articular as categorias „pensamento e ação‟ considerando-as como temas fundamentais da doutrina pragmatista, sobretudo, pelo fato dessa corrente representar uma ruptura com a tradição filosófica que priorizou o absoluto, a abstração, a teoria em detrimento da experiência e da prática. A filosofia de John Dewey representa uma contribuição importante para o pensamento quando compreende que o pensamento é uma ferramenta de muitos e variados usos, sendo que seu papel principal é a „resolução de problemas‟. Nesse sentido, será agregada a análise sobre pensamento e ação, a noção de democracia construída por John Dewey e o papel que a experiência democrática exerce no campo da educação. O propósito é realizar a discussão proposta à luz dos objetivos que buscamos para o ensino de Filosofia. A categoria teórica principal da filosofia pragmatista de Dewey é a noção de experiência, segunda a qual estamos em processos de interação, presente tanto na natureza quanto nas relações sociais, políticas e educacionais. O ser humano está em constante interação com a sua história, com as pessoas e as coisas. O objetivo principal é realizar uma investigação teórica sobre as concepções de Dewey, que envolvem a relação pensamento e ação, presente em sua epistemologia pragmatista, portanto em sua concepção de conhecimento, a noção de experiência e, por fim, o significado da experiência democrática e sua contribuição ao ensino de Filosofia. Os objetivos específicos visarão compreender a epistemologia pragmatista e sua unidade entre pensamento e ação; investigar a noção de experiência, sobretudo, a experiência educativa fundada na atividade do pensamento que implica resolução e problemas; realizar um estudo sobre a noção de experiência democrática e sua contribuição ao ensino de filosofia e, por fim, apresentar uma proposta metodológica para o ensino de Filosofia a partir das contribuições do pragmatismo de John Dewey.Trata-se de um estudo teórico de natureza bibliográfica que tomara a obra do autor pesquisado com base nos seus textos e no contexto e a partir da delimitação produzida pelo estudo, ou seja, para fins da nossa investigação, serão consideradas as seguintes categorias de análises: Pensamento e Ação; Experiência, Resolução de Problemas, Experiência Democrática e Ensino de Filosofia. Para que os propósitos da Dissertação sejam satisfatoriamente, alcançados, a pesquisa tomará por base as seguintes obras de Dewey: Reconstrução em Filosofia (1920); Experiência e Natureza(1925); Como Pensamos (1909); Democracia e Educação (1979); A Questão da Certeza (1929), além de textos de intérpretes de Dewey e escritos atuais sobre ensino de filosofia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Democracia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experiência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pragmatismo | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE FILOSOFIA À LUZ DO PRAGMATISMO DEWEYANO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
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UFPI-AnaCelia-Turma-2020-2022.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731554/1/UFPI-AnaCelia-Turma-2020-2022.pdfDownload |
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