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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CIPOLLA, ERIKA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-13T18:36:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-13T18:36:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5636 | - |
identificador: dc.identifier.other | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/5636 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731550 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Uma formação escolar que contemple uma educação integral é pauta frequente e não recente de discussões e documentos que orientam as práticas educacionais no cenário nacional. É requerida das reflexões e propostas que se empenham por esta educação orgânica a necessidade de se pensar como efeito deste processo, indivíduos aptos a se inserirem no âmbito coletivo e social de maneira participativa, crítica e transformadora. O repertório intelectual fornecido pelo ensino de filosofia, integrado aos outros saberes acessados na escola, podem representar um caminho para o despertar de um sujeito que se reconhece pertencente e, portanto, se compromete com o aprimoramento do processo social. Inserido em um contexto marcado pela busca de uma identidade cultural autêntica, Hegel desenvolve uma obra fundante no aprofundamento filosófico sobre a complexidade da formação humana, na qual se insere inevitavelmente a educação escolar. Ademais, o despertar da consciência que deseja explorar os conceitos do mundo, mas que atravessa diversas contrariedades até que possa efetivar-se na conciliação entre o que se conhece e quem conhece, pode ser proporcionado pela experiência filosófica. A Propedêutica Filosófica, obra utilizada como principal referência desta pesquisa, reúne anotações e planejamentos das aulas do professor Hegel, através dos quais demonstra veemente preocupação em aproximar o processo educacional escolar e sua refinada teoria filosófica. Pretende-se na travessia desta investigação, ampliar as possibilidades de inserção da teoria hegeliana no currículo proposto para o estudo da filosofia no ensino médio. Objetivo sequente ao principal desafio deste trabalho, o de eleger, imersos ao sistema filosófico hegeliano, conceitos que possam estar relacionados à centralidade do percurso individual que se empenha ao convívio ético-social. Esta pesquisa intenta oferecer ao professor de filosofia uma experiência didática integradora, que concilie o estudo de elementos centrais da sofisticada obra hegeliana a uma singular expressão criativa, a das mandalas. Unindo a exploração teórica da Bildung e do caminho da consciência, desenvolvidos por Hegel, aos significados a que as mandalas podem estar associadas, almeja-se desenvolver uma prática que possibilite a concatenação conceitual através de uma experiência estética. Os quatro capítulos desenvolvidos neste trabalho pretendem conduzir o leitor pelos principais caminhos articulados neste processo, a fim de oportunizar o contato com o diálogo empreendido entre as duas dimensões elementares deste estudo. As mandalas, assim como a filosofia hegeliana, representam ambientes inexplorados pelos mais jovens, o que incita à prática sugerida o envolvimento teórico precedente, elaborado neste trabalho a partir de uma sequência de aulas que intercalam o engajamento conceitual e o exercício artístico. As semelhanças constituintes das mandalas e dos aspectos destacados da teoria de Hegel, puderam ser observadas a partir de um processo paciente e incessante de busca por um encontro do ser com o mundo. Os diversos sentidos que se combinam à vivacidade da simbologia das mandalas, podem aprazivelmente conectar o acesso das mentes jovens à densidade dos conceitos filosóficos propostos nesta pesquisa, por meio de uma intensa experiência teorética e reflexiva das consciências envolvidas neste processo de trocas e mediações. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Hegel | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mandalas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de filosofia | pt_BR |
Título: dc.title | A Propedêutica hegeliana e a simbologia das mandalas: uma experiência na iniciação filosófica do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
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