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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moro, Leandro Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vasconcelos, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-05T22:56:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-05T22:56:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação de Professores - Digital | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731263 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book intitulado “Formação de Professores: entrelaçamentos de saberes e experiências” contempla parte dos trabalhos apresentados no III Colóquio Interfaces entre Educação Básica, Graduação e Pós-Graduação realizado entre de 4 e 7 de outubro de 2022, no formato híbrido. Reiteramos que o evento é bianual e promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (FOPTIC), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Universidade Federal de Sergipe (UFS) e liderado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Vasconcelos, desde sua criação em 2018. O Colóquio teve como propósito tornar-se espaço-tempo de problematizações, discussões e reflexões por meio de oficinas, apresentações de pesquisas, relatos de experiências e rodas de conversa cujas temáticas contemplassem interesses e necessidades de professores no âmbito da Educação Básica à Pós-Graduação, com destaque para as seguintes: formação de professores e práticas pedagógicas; inclusão e diversidades; educação, comunicação e tecnologias, ensino de Ciências e Matemática e pesquisas diversas marcadas pela utopia de que por, meio da educação, “nós buscamos ser o que ainda não somos”. Também ancorados no pensamento do professor e pesquisador brasileiro Antônio Severino (2021) , acreditamos que, nós professores, só conseguimos prestar serviços de qualidade à comunidade, se tais serviços nascerem e se nutrirem de pesquisas. Contudo, ressaltamos que a área das pesquisas está além da investigação, revisão de artigos, editoração de revistas científicas, organização de eventos, administração de sociedades científicas, assessoria ad hoc para periódicos e agências de fomento, publicações etc. Há uma diversidade de finalidades da pesquisa científica, porém a primária parece consistir na busca por “entender” e/ou “conhecer”, com a função de contribuir para o avanço de conhecimentos e teorias. Ademais, podem prover insights e contribuições para o aprimoramento da prática e subsidiar a tomada de decisões, bem como o desenvolvimento de políticas públicas no âmbito da educação, por exemplo (PLOMP, 2018) . Nessa perspectiva, as pesquisas em educação, em particular, mobilizam-nos e revelam possibilidades e desafios do presente, do passado e do futuro que se entrelaçam, opõem-se e até se somam. Para exemplificar, pensamos na pandemia de Covid-19 que evidenciou como as pesquisas científicas são importantes não apenas para o enfrentamento e a prevenção de doenças, mas para a manutenção da dinâmica social, a sustentabilidade e a dignidade humana. Tal acontecimento em escala global revelou a importância do campo da pesquisa, uma vez que ambicionamos por vacinas e tratamentos oriundos de estudos científicos que pudessem conter o coronavírus e gerar bem-estar fisiológico e psíquico, segurança e preservação de vidas. Mesmo considerando o provável potencial de impacto das pesquisas, não temos a ilusão de que as respostas ou soluções sejam generalistas, fáceis e rápidas. Entretanto, a história da produção de conhecimentos científicos tem nas pesquisas a sua fonte possivelmente mais promissora, pois é o vetor responsável por nossa evolução humana, profissional, tecnológica e social. Por isso, desenvolvemos e publicamos pesquisas por meio do FOPTIC para colaborar em nossas atividades docentes e em diversos outros contextos. Salientamos que, quando falamos de educação, há uma concepção de ensino híbrido subjacente, pois a diversidade é elemento constitutivo dos processos de ensino-aprendizagem, das instituições educacionais, dos projetos de pesquisa e das publicações decorrentes, uma vez que, segundo o artigo 1º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (BRASIL, 2020, p. 8) . Nesse contexto, o e-book é um continuum do referido evento e das suas publicações. Tanto que o consideramos mais um convite para dialogarmos sobre nossos desafios e experiências educativas. Estamos cônscios de que os contextos pesquisados por nós organizadores e pelos pesquisadores-autores não dão conta da complexidade das temáticas, mas gostaríamos de apresentar vertentes que possam contribuir para avançarmos em níveis de entendimento e possibilidades de ações educativas. Nesse horizonte convidativo e reflexivo, lembramos do encontro do prestigiado escritor e crítico argentino, Jorge Luis Borges (1899-1986), quase cego, com as pirâmides do Egito, no deserto do Saara: [...] a uns trezentos ou quatrocentos metros da Pirâmide inclinei-me, peguei num punhado de areia, deixei-o cair silenciosamente um pouco mais adiante e disse em voz baixa: estou a modificar o Saara. O ato era insignificante, mas as palavras nada engenhosas eram justas e pensei que fora necessária toda a minha vida para que eu pudesse pronunciá-las (BORGES, 2010, p. 23) . O referido autor aponta que somos capazes de mudar apenas um punhado de areia do complexo lugar com o qual interagimos, nossos contextos imediatos. Pode parecer pouco, mas isso pode ser decisivo na vida dos nossos alunos, colegas de trabalho e outros (des)conhecidos. Então, é com essas concepções e esse desejo de enriquecermos a percepção e o entendimento das nossas condições neste mundo que nos colocamos na arriscada e desafiadora empreitada de apresentar os 18 capítulos selecionados pela comissão científica do citado evento e que constituem a presente obra. Assim como o evento, o e-book aborda as mencionadas temáticas que se entrelaçam e perpassam por diferentes níveis de ensino. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 3413 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | . Formação de Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e Experiências | - |
Título: dc.title | Formação de Professores: entrelaçamentos de saberes e experiências | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Formação de Professores - Digital.pdf | 3,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731263/4/Formação de Professores - Digital.pdfDownload |
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