Polímeros – Cartilha Científica para o Ensino de Química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Joseana-
Autor(es): dc.contributor.authorCasagrande, Adriana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-04T20:48:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-04T20:48:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-02-
identificador: dc.identifier.other26aJOSEANA SOUZA DA SILVA-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731239-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo relata uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI no Polo Regional da UFRGS, e teve como objetivo buscar possibilidades que auxiliem os docentes na inserção do conteúdo de Polímeros no Ensino de Química, a partir da elaboração de um material didático em forma de cartilha que possa contribuir para o ensino e aprendizado dos estudantes. Este trabalho fundamenta-se na ideia de tornar este tema mais presente e atrativo dentro da sala de aula. A proposta justifica-se pelo fato de ser um conteúdo de extrema importância para o ensino, pela falta de materiais e recursos disponíveis na rede e até mesmo pelos próprios livros didáticos que quando apresentam este conteúdo, acabam por ser simplificados. Neste trabalho, os dados iniciais foram coletados a partir de um questionário aplicado para seis professores, com a intenção de perceber como eles têm trabalhado esta temática dentro da sala de aula. Após esta etapa, foi produzida a cartilha científica intitulada “Polímeros no Ensino de Química" desenvolvida em uma plataforma digital e gratuita, com o intuito de contribuir com os professores nas aulas de química e na formação dos estudantes, a partir do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e da teoria da Transposição Didática. Além do questionário dos professores, foi aplicado um questionário de ideias prévias para uma turma de 25 alunos do terceiro ano do ensino médio, para explorar seus conhecimentos acerca da temática Polímeros. Posteriormente, o produto foi aplicado em duas aulas regulares, com cerca de 4h\a ao total, e os alunos responderam ao questionário final de avaliação. Estes dados foram tabulados e descritos conforme a escala Likert. A partir dos resultados coletados pode-se perceber que a cartilha ajudou e facilitou a compreensão do conteúdo, visto que, contém diferentes recursos digitais podendo ser acessada de forma digitalizada. Além disso, garantiu uma maior e melhor qualidade das aulas, pois utilizou estratégias diversificadas de interesse dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent166,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpolímerospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcartilhapt_BR
Título: dc.titlePolímeros – Cartilha Científica para o Ensino de Químicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons