Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Joseana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Casagrande, Adriana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-04T20:48:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-04T20:48:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | 26aJOSEANA SOUZA DA SILVA-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731239 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo relata uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI no Polo Regional da UFRGS, e teve como objetivo buscar possibilidades que auxiliem os docentes na inserção do conteúdo de Polímeros no Ensino de Química, a partir da elaboração de um material didático em forma de cartilha que possa contribuir para o ensino e aprendizado dos estudantes. Este trabalho fundamenta-se na ideia de tornar este tema mais presente e atrativo dentro da sala de aula. A proposta justifica-se pelo fato de ser um conteúdo de extrema importância para o ensino, pela falta de materiais e recursos disponíveis na rede e até mesmo pelos próprios livros didáticos que quando apresentam este conteúdo, acabam por ser simplificados. Neste trabalho, os dados iniciais foram coletados a partir de um questionário aplicado para seis professores, com a intenção de perceber como eles têm trabalhado esta temática dentro da sala de aula. Após esta etapa, foi produzida a cartilha científica intitulada “Polímeros no Ensino de Química" desenvolvida em uma plataforma digital e gratuita, com o intuito de contribuir com os professores nas aulas de química e na formação dos estudantes, a partir do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e da teoria da Transposição Didática. Além do questionário dos professores, foi aplicado um questionário de ideias prévias para uma turma de 25 alunos do terceiro ano do ensino médio, para explorar seus conhecimentos acerca da temática Polímeros. Posteriormente, o produto foi aplicado em duas aulas regulares, com cerca de 4h\a ao total, e os alunos responderam ao questionário final de avaliação. Estes dados foram tabulados e descritos conforme a escala Likert. A partir dos resultados coletados pode-se perceber que a cartilha ajudou e facilitou a compreensão do conteúdo, visto que, contém diferentes recursos digitais podendo ser acessada de forma digitalizada. Além disso, garantiu uma maior e melhor qualidade das aulas, pois utilizou estratégias diversificadas de interesse dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 166,2 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | polímeros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cartilha | pt_BR |
Título: dc.title | Polímeros – Cartilha Científica para o Ensino de Química | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
26aJOSEANA SOUZA DA SILVA-Produto.pdf | 162,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731239/2/26aJOSEANA SOUZA DA SILVA-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons