A UEPS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversiade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Tais Monteli dos-
Autor(es): dc.contributor.authorDarroz, Luiz Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-05T12:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-05T12:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto_Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731223-
Resumo: dc.description.abstractDiante do contexto atual, em que o ensino muitas vezes, direciona e prioriza uma aprendizagem mecânica (Moreira, 2011) e descolada da realidade do aluno, é necessário elaborar propostas que possibilitem aos alunos explorar e tirar suas próprias conclusões sobre o objeto de estudo. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de Equação do 1º grau com uma incógnita, destinada aos professores de educação básica do 7º ano do Ensino Fundamental. O material didático, desenvolvido na linha de Práticas Educativas em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), apresentado na forma de produto educacional, refere-se a uma UEPS para o ensino de equação do 1º grau com uma incógnita e acompanha a dissertação de mestrado intitulada “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de equação do primeiro grau”, da autora Taís Montelli dos Santos, sob orientação do professor Dr. Luiz Marcelo Darroz. Na busca por subsidiar as práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental, a UEPS está organizada na forma de “passos”, seguindo o mencionado por Moreira (2011), nos quais é possível encontrar o tema abordado, a duração e o número de encontros, os objetivos e as atividades desenvolvidas. O relato da aplicação dessa sequência didática foi objeto de apresentação e avaliação do estudo realizado no mestrado e integra o texto da dissertação. O material está disponível e pode ser utilizado de forma livre por todos aqueles que estiverem interessados, desde que com a devida citação da fonte. Outrossim, destaca-se que o material será disponibilizado às redes de ensino e terá divulgação em cursos de formação continuada com professores da região de abrangência da Universidade de Passo Fundo. Os próximos capítulos trazem de forma resumida a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). No capítulo seguinte, é apresentada a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. No outro capítulo, serão descritos os encontros e materiais utilizados e as sugestões de atividades. Por fim, no último capítulo, apresentam-se os autores do estudo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2443pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectUEPs, TASpt_BR
Título: dc.titleA UEPS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons