Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universiade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Tais Monteli dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Darroz, Luiz Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-05T12:02:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-05T12:02:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731223 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante do contexto atual, em que o ensino muitas vezes, direciona e prioriza uma aprendizagem mecânica (Moreira, 2011) e descolada da realidade do aluno, é necessário elaborar propostas que possibilitem aos alunos explorar e tirar suas próprias conclusões sobre o objeto de estudo. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino de Equação do 1º grau com uma incógnita, destinada aos professores de educação básica do 7º ano do Ensino Fundamental. O material didático, desenvolvido na linha de Práticas Educativas em Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF), apresentado na forma de produto educacional, refere-se a uma UEPS para o ensino de equação do 1º grau com uma incógnita e acompanha a dissertação de mestrado intitulada “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino de equação do primeiro grau”, da autora Taís Montelli dos Santos, sob orientação do professor Dr. Luiz Marcelo Darroz. Na busca por subsidiar as práticas pedagógicas dos professores de Matemática do Ensino Fundamental, a UEPS está organizada na forma de “passos”, seguindo o mencionado por Moreira (2011), nos quais é possível encontrar o tema abordado, a duração e o número de encontros, os objetivos e as atividades desenvolvidas. O relato da aplicação dessa sequência didática foi objeto de apresentação e avaliação do estudo realizado no mestrado e integra o texto da dissertação. O material está disponível e pode ser utilizado de forma livre por todos aqueles que estiverem interessados, desde que com a devida citação da fonte. Outrossim, destaca-se que o material será disponibilizado às redes de ensino e terá divulgação em cursos de formação continuada com professores da região de abrangência da Universidade de Passo Fundo. Os próximos capítulos trazem de forma resumida a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). No capítulo seguinte, é apresentada a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. No outro capítulo, serão descritos os encontros e materiais utilizados e as sugestões de atividades. Por fim, no último capítulo, apresentam-se os autores do estudo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2443 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | UEPs, TAS | pt_BR |
Título: dc.title | A UEPS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto_Educacional.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731223/2/Produto_Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons