R.E.P.: Ritmo Educação e Poesia: as potencialidades do rap enquanto sujeito produtor nas aulas de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Pedro Henrique Corrêa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-02T17:51:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-02T17:51:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherR.E.P.: Ritmo Educação e Poesia: as potencialidades do rap enquanto sujeito produtor nas aulas de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731197-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi elaborado em conjunto com o rap enquanto referencial teórico, reconhecendo sua epistemologia e a capacidade de dar voz a pessoas preteridas pelo sistema. Com suas raízes na ancestralidade africana, o movimento hip hop que se popularizou nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em meados da década de 80, trouxe um novo ator na dinâmica urbana ao abrir cada vez mais espaço para que o marginalizado pudesse refletir sobre seu papel na sociedade e as forças que atuam sobre ele. Os principais objetivos desse trabalho são: compartilhar experiências sobre o trabalho em conjunto com o rap em sala de aula com outros profissionais e interessados sobre o tema, valorizar o movimento hip hop como um meio para que as pessoas compreendam melhor a realidade em que vivem e assim modificá-las, auxiliar o aluno para que este veja no rap um meio de refletir sobre suas dores, angústias, sonhos, colocando em prática os ideais de uma educação libertadora e inclusiva, incentivar a ampliação da capacidade criativa e intelectual destes alunos através da produção musical. A metodologia desta dissertação se baseou na análise crítica de um conjunto de atividades realizadas junto do rap, colocadas em prática em diferentes contextos sociais e com diversos processos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.359 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRappt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação libertadorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica urbanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos e práticas no âmbito escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOlhar do marginalizadopt_BR
Título: dc.titleR.E.P.: Ritmo Educação e Poesia: as potencialidades do rap enquanto sujeito produtor nas aulas de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons