UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Marcos Roberto Berredo da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-06-02T13:58:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-06-02T13:58:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-01-
identificador: dc.identifier.otherRe(construindo) Conceitos de PROGRESSÃO GEOMÉTRICA - Dissertação-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731177-
Resumo: dc.description.abstractAtualmente o método de ensino tradicional (exposição, exemplos e exercícios) não é atrativo para os alunos do ensino médio, no qual estimula as dificuldades apresentadas em objetos matemáticos, desta maneira, esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de progressão geométrica, desenvolvida durante o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Que potencialidades apresenta uma sequência didática para o ensino de progressão geométrica estruturada sob as unidades articuladas de reconstrução conceitual para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio? A partir do questionamento, tomei como objetivo geral analisar os indícios da aplicação de uma sequência didática elaborada para o ensino e aprendizagem de progressão geométrica de acordo com as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, a partir da avaliação de um grupo de professores. Adotei como pressuposto teórico a Teoria das Situações Didáticas descrita por Brousseau (1996), que me permitiu nortear o desenvolvimento de uma sequência didática idealizada por Zabala (1998) e estruturada segundo as unidades articuladas de reconstrução conceitual, de Cabral (2017), na perspectiva de elavancar a aprendizagem, tomei como base o estudo de Ponte et al. (1998) sobre Investigação Matemática e o estudo de Fedalto (2006) sobre o uso de calculadora em sala de aula. Com o intuito identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de progressão geométrica, foi efetuado levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino do referido tema, análise de livros didáticos, além da percepção de professores da Educação Básica e de alunos egressos do primeiro ano do Ensino Médio, assim como, elaboramos um texto matemático sólido para subsidiar uma formação continuada dos professores e a construção da Sequência Didática que foi estruturada em cinco atividades. A validação da sequência didática ocorreu através da avaliação de 20 professores de matemática município de Belém-PA, para aplicação em turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Com a sequência didática, finalizada, pretendíamos realizar sua aplicação para realizar Análise Microgenética e Análise do Discurso. Entretanto, devido as circunstâncias ocasionadas pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade de um redirecionamento do processo para um grupo de professores, a fim de que eles realizassem a avaliação da proposta por meio de um questionário. Desta maneira, como resultado, a sequência didática desenvolvida apresenta potencialidades ao ensino de progressão geométrica, uma vez que a taxa percentual média de aplicação da sequência didática, conforme a avaliação dos professores, está entre 60% e 100%, em que é verificada que a sequência didática pode ser aplicada com possíveis adaptações. A partir das contribuições dos professores, desenvolvi adaptações para a realização das atividades através de materiais manipuláveis e através dos softwares educacionais Scrach e GeoGebra, no qual contribuem para a melhoria das atividades. Assim, conclui que neste constructo didático, destaca-se o campo motivacional, campo das interações e o campo conceitual, bem como, as influências em relação ao papel de mediador para o professor, de um ser mais ativo para o aluno e a re(construção) do saber de forma gradual.-
Tamanho: dc.format.extent4389-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectProgressão Geomética-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de Ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática-
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA - Dissertação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Livros digitais