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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Marcos Roberto Berredo da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-06-02T13:58:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-06-02T13:58:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Re(construindo) Conceitos de PROGRESSÃO GEOMÉTRICA - Dissertação | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/731177 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente o método de ensino tradicional (exposição, exemplos e exercícios) não é atrativo para os alunos do ensino médio, no qual estimula as dificuldades apresentadas em objetos matemáticos, desta maneira, esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de progressão geométrica, desenvolvida durante o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, com o intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: Que potencialidades apresenta uma sequência didática para o ensino de progressão geométrica estruturada sob as unidades articuladas de reconstrução conceitual para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio? A partir do questionamento, tomei como objetivo geral analisar os indícios da aplicação de uma sequência didática elaborada para o ensino e aprendizagem de progressão geométrica de acordo com as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, a partir da avaliação de um grupo de professores. Adotei como pressuposto teórico a Teoria das Situações Didáticas descrita por Brousseau (1996), que me permitiu nortear o desenvolvimento de uma sequência didática idealizada por Zabala (1998) e estruturada segundo as unidades articuladas de reconstrução conceitual, de Cabral (2017), na perspectiva de elavancar a aprendizagem, tomei como base o estudo de Ponte et al. (1998) sobre Investigação Matemática e o estudo de Fedalto (2006) sobre o uso de calculadora em sala de aula. Com o intuito identificar as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de progressão geométrica, foi efetuado levantamento bibliográfico de pesquisas relacionadas ao ensino do referido tema, análise de livros didáticos, além da percepção de professores da Educação Básica e de alunos egressos do primeiro ano do Ensino Médio, assim como, elaboramos um texto matemático sólido para subsidiar uma formação continuada dos professores e a construção da Sequência Didática que foi estruturada em cinco atividades. A validação da sequência didática ocorreu através da avaliação de 20 professores de matemática município de Belém-PA, para aplicação em turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Com a sequência didática, finalizada, pretendíamos realizar sua aplicação para realizar Análise Microgenética e Análise do Discurso. Entretanto, devido as circunstâncias ocasionadas pela pandemia da COVID-19, houve a necessidade de um redirecionamento do processo para um grupo de professores, a fim de que eles realizassem a avaliação da proposta por meio de um questionário. Desta maneira, como resultado, a sequência didática desenvolvida apresenta potencialidades ao ensino de progressão geométrica, uma vez que a taxa percentual média de aplicação da sequência didática, conforme a avaliação dos professores, está entre 60% e 100%, em que é verificada que a sequência didática pode ser aplicada com possíveis adaptações. A partir das contribuições dos professores, desenvolvi adaptações para a realização das atividades através de materiais manipuláveis e através dos softwares educacionais Scrach e GeoGebra, no qual contribuem para a melhoria das atividades. Assim, conclui que neste constructo didático, destaca-se o campo motivacional, campo das interações e o campo conceitual, bem como, as influências em relação ao papel de mediador para o professor, de um ser mais ativo para o aluno e a re(construção) do saber de forma gradual. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4389 | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Progressão Geomética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | - |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA - Dissertação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO FINAL - MARCOS BERREDO.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/731177/1/DISSERTAÇÃO FINAL - MARCOS BERREDO.pdfDownload |
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