Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, Gabriela Santos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMPOS, Raquel Machado Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-29T18:40:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-29T18:40:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | A família escrava nos livros didáticos de historia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730986 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivo analisar como os livros didáticos de História do 7º e 8º ano de Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD de 2020 abordam questões como a existência de famílias escravas, a resistência escrava ao cativeiro, a participação de escravos em movimentos sociais e seu papel na luta abolicionista, a partir de discussões historiográficas recentes. Inicialmente, é apresentado um panorama da historiografia sobre a escravidão no Brasil e as principais correntes historiográficas sobre o tema. Em seguida, é analisado o conteúdo dos livros didáticos. A partir da leitura e análise dos livros, percebe-se que a grande maioria dos livros aprovados apresentam e se baseiam em estudos historiográficos recentes, contudo muitos não abordam, ou abordam de maneira muito rasa a existência de famílias escravas. E é levando em conta esta lacuna, que é proposto o “Manual Didático – FAMÍLIA E AFETIVIDADE ESCRAVA NO SÉCULO XIX". Neste material busquei apresentar textos de apoio e sugestões de fontes periódicas aos professores para abordar em sala de aula os diversos tipos de constituição de famílias e afetividades entre escravos. Além disso, neste material também busco apresentar a trajetória da historiografia sobre o tema em Goiás | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 76.415KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático; Escravidão; Familia Escrava; Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | A FAMÍLIA ESCRAVA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A família escrava nos livros didáticos de história Gabriela.pdf | 76,41 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730986/2/A família escrava nos livros didáticos de história Gabriela.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons