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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Funada, Renata Picoli Takamori | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-23T13:12:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-23T13:12:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-11 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730417 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação infantil se caracteriza como a primeira etapa do ensino básico, organizada em creche, para crianças de até três anos e 11 meses, e pré-escola, dos 3 aos 5 anos e até 6 anos de idade para os nascidos no segundo semestre. Deve contar com um espaço físico para o atendimento e o desenvolvimento integral da criança, a qual é o foco do presente trabalho. Assim, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar a qualidade de ensino na educação infantil em creches da rede municipal de Cidade do Interior Paulista. Os objetivos específicos foram: a) tratar sobre o histórico das creches e sua importância; b) apresentar a importância da formação continuada de professores na educação infantil; c) destacar quais aspectos da infraestrutura física são necessários para promover a qualidade do ensino na educação infantil. O estudo foi realizado em duas vertentes, sendo uma qualitativa e outra quantitativa. A qualitativa foi adotada para conhecer a percepção de professores das creches sobre a importância da formação continuada na educação infantil para a qualidade de ensino. A quantitativa, para analisar a qualidade de ensino na perspectiva da infraestrutura física da creche. Nossos resultados evidenciam que a formação continuada do docente deve preparálo para uma intervenção dinâmica na educação infantil, a qual se manifesta de acordo com o aspecto legal e pedagógico. Portanto, concluímos que a formação continuada de professores na educação infantil contribui para o aprimoramento do ensino, pois possibilita o contínuo aperfeiçoamento dos profissionais e, por conseguinte, a reflexão crítica sobre a prática pedagógica. Todavia, não é um fator que deve ser tratado isoladamente. Como nos ensina Viñao Frago, os espaços e tempos da escola - ou seja, sua organização - também são elementares para processos de ensino-aprendizagem que reconheçam educandas e educandos como centralidades, fundamento de uma educação criativa, autônoma e emancipatória. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação infantil: o desafio da qualidade de ensino - Um estudo da rede municipal de creches numa cidade do interior paulista (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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