Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESPAR CAMPUS DE PARANAGUÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PRIMON, JANETE APARECIDA; CIRINO, ROSENEIDE MARIA BATISTA (Orientadora); CRUZ, GILMAR DE CARVALHO (Co-orientador) | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-23T00:58:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-23T00:58:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação e Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730357 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante dos obstáculos na aprendizagem da leitura e escrita apresentados pelos educandos com deficiência intelectual, faz-se necessário pensar em uma adequada organização do ensino que aponte para a efetiva apropriação da cultura letrada. Nesse viés, esta pesquisa visa compreender como as histórias em quadrinho, podem contribuir para o aprimoramento das habilidades linguísticas de leitura e escrita dos educandos com deficiência intelectual. O estudo se fundamenta na Teoria Histórico Cultural de Vigotski e seus colaboradores, pois, entende-se que seus princípios contribuem para um ensino inclusivo e de possibilidades de desenvolvimento psíquico dos educandos. A metodologia é de cunho bibliográfico e de campo, permeando pelos estudos exploratórios e descritivos. Utilizou-se como método de pesquisa e coleta de dados o experimento didático. A análise de dados foi realizada com base na abordagem mista (quantitativa+qualitativa) parte da combinação das pesquisas qualitativa e quantitativa. O campo da presente pesquisa foi uma escola Municipal de Apucarana - PR, com uma turma do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dentre eles dois com deficiência intelectual e oito com histórico de dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. O experimento didático dividi-se em episódios, com desafios aos sujeitos por meio de atividades de análise interpretação e produção de texto dos gêneros prosa e história em quadrinhos. Como resultados verificamos que ao responderam às propostas em HQ, os educandos demonstraram melhor consolidação dos conceitos analisados em relação às propostas em prosa, mais que resultar dados quantitativos primamos pela face qualitativa a qual explicitou que os estudantes tiveram maior êxito e, satisfação em interagirem com o recurso história em quadrinhos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,75MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria Histórico-Cultural. Experimento didático. Deficiência Intelectual. Leitura e escrita. História em Quadrinhos. | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO MEDIADOR PARA O APRIMORAMENTO DA LEITURA E ESCRITA DO EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Orientação de Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Sequ-Didática-PROFEI-UNESPAR-Janete Primon.pdf | SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA A APRENDIZAGEM DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUA | 6,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730357/3/Produto Educacional_Sequ-Didática-PROFEI-UNESPAR-Janete Primon.pdfDownload |
DISSERTAÇÃO_JANETE PRIMON.pdf | Dissertação Mestrado PROFEI/UNESPAR | 2,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730357/2/DISSERTAÇÃO_JANETE PRIMON.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons