Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JORGE LUIZ MAIA DE FREITAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-22T11:16:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-22T11:16:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | JORGE LUIZ MAIA DE FREITAS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730264 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se propõe a discutir as produções da empresa Brasil Paralelo referentes ao tema da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Através da análise dessas produções, pretendeu-se compreender como se dá a construção de suas narrativas em relação ao período assinalado, e quais os interesses econômicos, políticos e simbólicos por trás delas. Para isso, foi empreendido o debate teórico em torno do revisionismo, entendido aqui como a manipulação arbitrária de fontes históricas com o objetivo de construir uma narrativa hegemônica vinculada a um projeto político e à memória de grupos específicos, principalmente conservadores. Foram utilizados como fonte o livreto Entre Mitos e Verdades e o documentário 1964 – O Brasil Entre Armas e Livros, ambos do Brasil Paralelo. Analisou-se como essas fontes foram operacionalizadas para a construção da narrativa para, a partir daí, aferir as possíveis diferenças desse fazer historiográfico com o método da História enquanto ciência. Ao final, constatou-se que a narrativa do Brasil Paralelo despreza o método histórico e o conhecimento acumulado por essa disciplina, demonizando os professores e buscando substituí-los nas escolas e universidades. Para lidar com isso, foi proposto um projeto didático, que ensinasse aos alunos as bases da pesquisa histórica para, dessa forma, inibir a propagação de narrativas revisionistas no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,49 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Revisionismo. Brasil Paralelo. Ditadura Civil-Militar. Método Histórico. | pt_BR |
Título: dc.title | QUEBRANDO A HISTÓRIA: A DITADURA CIVIL-MILITAR (1964-1985) NA NARRATIVA REVISIONISTA DO BRASIL PARALELO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Jorge Luiz - Carlos.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730264/4/Jorge Luiz - Carlos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons