ÀS MARGENS DO GRANDE RIO: USOS DIDÁTICOS DO JORNAL O JAGUARIBE PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGUSTAVO AUGUSTO DA SILVA CRUZ-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-22T11:10:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-22T11:10:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-
identificador: dc.identifier.otherGUSTAVO AUGUSTO DA SILVA CRUZpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730263-
Resumo: dc.description.abstractO estudo da história local se configura como importante instrumento para a aprendizagem histórica, auxiliando e dinamizando o desenvolvimento da consciência dos educandos enquanto cidadãos locais. Na condição de professor da rede básica de ensino, percebi desafios no que tange a temática local, principalmente envolvendo a escassez de materiais didáticos para uso docente e discente. Nesse sentido, pensando em contribuir para um ensino de história mais significativo, humano e inteligível, a presente pesquisa tenciona responder a seguinte problemática: como empregar o jornal O Jaguaribe para o ensino da história local em sala de aula? Assim, o objetivo principal desta dissertação consiste em refletir sobre os usos didáticos do jornal O Jaguaribe, pensando a história local a partir dessa fonte jornalística produzida em Aracati em meados da década de 1930. Estruturei esta dissertação em três partes. No primeiro capítulo, reflito a respeito da instrumentalização de fontes históricas e história local no domínio escolar. Por conseguinte, abordo o jornal O Jaguaribe de uma perspectiva do ensino de história, versando sobre suas potencialidades didáticas. No segundo capítulo, objetivo historicizar o jornal O Jaguaribe. Esboçando brevemente a história da imprensa no Ceará e em Aracati, trato do contexto histórico em que o hebdomadário aracatiense surgiu, a fim de elucidar seu lugar de produção. No terceiro capítulo, apresento o Guia Didático de História Local nas páginas do jornal O Jaguaribe, desenvolvido a partir de minhas reflexões no decorrer do processo de escrita, propondo um material que considere os variados aspectos do jornal aracatiense investigado, contendo discussões que abrange o local, regional e nacional, servindo como suporte para professores e alunos do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. História Local. O Jaguaribe. Fontes Históricas.pt_BR
Título: dc.titleÀS MARGENS DO GRANDE RIO: USOS DIDÁTICOS DO JORNAL O JAGUARIBE PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - Profhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO/TESEpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons