Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUSTAVO AUGUSTO DA SILVA CRUZ | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-22T11:10:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-22T11:10:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUSTAVO AUGUSTO DA SILVA CRUZ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730263 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo da história local se configura como importante instrumento para a aprendizagem histórica, auxiliando e dinamizando o desenvolvimento da consciência dos educandos enquanto cidadãos locais. Na condição de professor da rede básica de ensino, percebi desafios no que tange a temática local, principalmente envolvendo a escassez de materiais didáticos para uso docente e discente. Nesse sentido, pensando em contribuir para um ensino de história mais significativo, humano e inteligível, a presente pesquisa tenciona responder a seguinte problemática: como empregar o jornal O Jaguaribe para o ensino da história local em sala de aula? Assim, o objetivo principal desta dissertação consiste em refletir sobre os usos didáticos do jornal O Jaguaribe, pensando a história local a partir dessa fonte jornalística produzida em Aracati em meados da década de 1930. Estruturei esta dissertação em três partes. No primeiro capítulo, reflito a respeito da instrumentalização de fontes históricas e história local no domínio escolar. Por conseguinte, abordo o jornal O Jaguaribe de uma perspectiva do ensino de história, versando sobre suas potencialidades didáticas. No segundo capítulo, objetivo historicizar o jornal O Jaguaribe. Esboçando brevemente a história da imprensa no Ceará e em Aracati, trato do contexto histórico em que o hebdomadário aracatiense surgiu, a fim de elucidar seu lugar de produção. No terceiro capítulo, apresento o Guia Didático de História Local nas páginas do jornal O Jaguaribe, desenvolvido a partir de minhas reflexões no decorrer do processo de escrita, propondo um material que considere os variados aspectos do jornal aracatiense investigado, contendo discussões que abrange o local, regional e nacional, servindo como suporte para professores e alunos do Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,12 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. História Local. O Jaguaribe. Fontes Históricas. | pt_BR |
Título: dc.title | ÀS MARGENS DO GRANDE RIO: USOS DIDÁTICOS DO JORNAL O JAGUARIBE PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Gustavo Augusto.pdf | 9,66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730263/4/Gustavo Augusto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons