Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ABRAÃO CAMPOS DE OLIVEIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-22T11:06:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-22T11:06:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | ABRAÃO CAMPOS DE OLIVEIRA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730262 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No início do ano de 2020 temos a confirmação dos primeiros casos da doença COVID-19 no Brasil. Chegava ao país a doença responsável por uma Pandemia que se alastrava pelo mundo e, em meados de setembro do mesmo ano já tínhamos mais de 100 mil mortos no Brasil, chegando a 500 mil em junho do ano seguinte. Com o objetivo de conter a doença se inicia o lockdown. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) busca através da adoção de políticas públicas manter a escola presente na comunidade, assim são criados e-mails institucionais para toda a comunidade escolar: escola, gestores, professores e alunos, permitindo também a criação de espaços virtuais de aprendizagem utilizando as ferramentas do sistema Google for Education. Partindo então desta nova realidade apresentamos uma problematização acerca do debate teórico-metodológico em torno da apropriação da Educação a Distância e do surgimento do que passaria a ser chamado de Ensino Remoto, nos aprofundando da realidade da Educação Pública no Estado do Ceará, mais particularmente nas escolas de Fortaleza e tomando por referência os professores de História desta rede de Ensino. Com este objetivo trabalhamos com os conceitos de saberes docentes, presente no trabalho de Maurice Tardif, e de letramento digital, referenciado nos textos do inglês David Buckingham, a fim de refletirmos sobre os desafios que se impõe aos professores, bem como também o apontamento das escolhas feitas pelos docentes no que concerne à novas metodologias de ensino e da utilização de recursos digitais como ferramentas voltadas à educação. Para tal realizamos um levantamento de dados de e-mails recebidos pela Célula de Formação Programas e Projetos (CEFOP/SEFOR) que atuou como suporte à comunidade escolar, gestores, professores e alunos, na utilização de ferramentas disponibilizadas pela SEDUC, buscando discutir sobre quais foram os alcances dessas políticas públicas implantadas, bem como as barreiras e dificuldades encontradas. Também são apresentados dados quantitativos que nos permitem a construção de um panorama do ensino público estadual na capital, e por fim, através de pesquisa realizada via formulários online do Google Forms, nos possibilitaram a construção de um retrato da realidade dos docentes de História, refletindo sobre dificuldades e continuidades pós-Pandemia. Os resultados obtidos neste formulário nos permitiram a construção de um produto, um Manual Informativo, constando dos principais recursos indicados pelos professores como fundamentais para o Ensino Remoto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,62 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Política Pública; Ensino Remoto; Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | A PANDEMIA E A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ON-LINE Políticas públicas e os Docentes de História no Ensino Remoto no Ceará (2020-2021) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Abraão Campos - Aryanna .pdf | 6,82 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730262/4/Abraão Campos - Aryanna .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons