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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TAMARA SOARES MARQUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-22T11:00:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-22T11:00:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05 | - |
identificador: dc.identifier.other | TAMARA SOARES MARQUES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730261 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa trata da relação entre o Ensino de História e o Ensino das Relações étnico-raciais por meio das narrativas presentes no Museu Jaguaribano, visto que o mesmo é compreendido como um espaço privilegiado de memória, retratando em parte de seu acervo, a trajetória dos negros escravizados no município de Aracati. Sabe-se que o museu é um espaço de aprendizagem no ensino de história, procurando refletir o Ensino dessas relações por meio das narrativas presentes no Museu Jaguaribano. A cidade de Aracati foi um importante centro cultural, econômico e político durante o período colonial, cujo passado glorioso é preservado até hoje nas memórias do referido museu. Levando em consideração a relação entre escola e museu, essa pesquisa busca compreender a importância educacional do museu como parte do processo de formação humana, levando em consideração as possibilidades diversificadas das aprendizagens no que concerne ao ensino das relações étnico-raciais através das narrativas presentes no Museu Jaguaribano sobre os negros escravizados, tendo como espaço de pesquisa a Escola de Ensino Médio Beni Carvalho localizada na cidade de Aracati/Ce. Trata-se de um estudo embasado na Metodologia da História Oral (entrevistas com professores, alunos e funcionários do Museu Jaguaribano), o uso de documentos, como: Livro de registro, fotografias, estatuto e diretrizes do Instituto do Museu Jaguaribano, bem como artigos, livros e dissertações sobre a temática a ser pesquisada. A pesquisa assenta sua relevância científica e acadêmica à medida que busca perscrutar as narrativas presentes no museu, levando em consideração como os negros escravizados são representados dentro da narrativa museal. Junto a essa análise, foi confeccionado um produto didático, um Guia de visitação ao museu, um Guia de atividades e um Manual de orientações que potencializem as possibilidades pedagógicas de uma visita ao mesmo, no sentido de promover reflexões sobre as temporalidades e espacialidades existentes em suas exposições. Ao final dessa dissertação, espera-se contribuir para uma educação antirracista, promovendo a construção da cidadania e da democracia, auxiliando na desconstrução do preconceito no espaço escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,86 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Museu. Memória. Relações étnico-raciais. Educação Antirracista. | pt_BR |
Título: dc.title | A HISTÓRIA EMBAIXO DA ESCADA: Ensino de história local e educação para as relações étnico-raciais por meio das narrativas sobre a escravidão no Museu Jaguaribano (Aracati/CE) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO/TESE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
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Tamara Soares.pdf | 7,44 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730261/4/Tamara Soares.pdfDownload |
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