A HISTÓRIA EMBAIXO DA ESCADA: Ensino de história local e educação para as relações étnico-raciais por meio das narrativas sobre a escravidão no Museu Jaguaribano (Aracati/CE)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uernpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTAMARA SOARES MARQUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-22T11:00:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-22T11:00:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-
identificador: dc.identifier.otherTAMARA SOARES MARQUESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730261-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa trata da relação entre o Ensino de História e o Ensino das Relações étnico-raciais por meio das narrativas presentes no Museu Jaguaribano, visto que o mesmo é compreendido como um espaço privilegiado de memória, retratando em parte de seu acervo, a trajetória dos negros escravizados no município de Aracati. Sabe-se que o museu é um espaço de aprendizagem no ensino de história, procurando refletir o Ensino dessas relações por meio das narrativas presentes no Museu Jaguaribano. A cidade de Aracati foi um importante centro cultural, econômico e político durante o período colonial, cujo passado glorioso é preservado até hoje nas memórias do referido museu. Levando em consideração a relação entre escola e museu, essa pesquisa busca compreender a importância educacional do museu como parte do processo de formação humana, levando em consideração as possibilidades diversificadas das aprendizagens no que concerne ao ensino das relações étnico-raciais através das narrativas presentes no Museu Jaguaribano sobre os negros escravizados, tendo como espaço de pesquisa a Escola de Ensino Médio Beni Carvalho localizada na cidade de Aracati/Ce. Trata-se de um estudo embasado na Metodologia da História Oral (entrevistas com professores, alunos e funcionários do Museu Jaguaribano), o uso de documentos, como: Livro de registro, fotografias, estatuto e diretrizes do Instituto do Museu Jaguaribano, bem como artigos, livros e dissertações sobre a temática a ser pesquisada. A pesquisa assenta sua relevância científica e acadêmica à medida que busca perscrutar as narrativas presentes no museu, levando em consideração como os negros escravizados são representados dentro da narrativa museal. Junto a essa análise, foi confeccionado um produto didático, um Guia de visitação ao museu, um Guia de atividades e um Manual de orientações que potencializem as possibilidades pedagógicas de uma visita ao mesmo, no sentido de promover reflexões sobre as temporalidades e espacialidades existentes em suas exposições. Ao final dessa dissertação, espera-se contribuir para uma educação antirracista, promovendo a construção da cidadania e da democracia, auxiliando na desconstrução do preconceito no espaço escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,86 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Museu. Memória. Relações étnico-raciais. Educação Antirracista.pt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA EMBAIXO DA ESCADA: Ensino de história local e educação para as relações étnico-raciais por meio das narrativas sobre a escravidão no Museu Jaguaribano (Aracati/CE)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - Profhistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO/TESEpt_BR
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