PROJETOS DE VIDA PELO ENSINO DE HISTÓRIA: CADERNO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O PROFESSOR EM SEU DIÁLOGO COM A JUVENTUDE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Guimaraes, Claudivan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-21T14:11:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-21T14:11:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherCLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730238-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa “Projetos de vida pelo ensino de história: caderno didático-pedagógico para o professor em seu diálogo com a juventude. ” Tem o objetivos de investigar o ensino de história como possibilidade efetiva para reflexão a cercar dos possíveis projetos de vida de jovens do ensino médio, analisar as contribuições do ensino de história para mediação dos projetos de vida, desenvolver caderno didático-pedagógico como suporte ao professor de história visando o ensino de temas de história com enfoque para projetos de vida, Identificar e refletir sobre os conteúdos do ensino de história significativos à prática reflexiva de jovens do ensino médio visando a construção de projetos de vida, estabelecer a articulação entre autonomia e protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio para elaboração de projetos de vida, analisar o diálogo interdisciplinar que marca o ensino de história na BNCC do ensino médio exigência elaboração de projeto de vida, analisar a proposta curricular/metodológica de projetos de vida e ensino de história da rede estadual da educação da Bahia em articulação com o currículo do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Ferreira da Silva. Quanto ao produto a ser desenvolvido, caderno didático-pedagógico, instrumento de suporte ao ensino de história que extrai do plano de curso em desenvolvimento temas geradores já relacionados, cuja escolha segue uma aproximação da realidade socioeconômica e cultural dos estudantes da referida escola pública, em sua diversidade de gênero, de origem étnica, econômica e marcada por considerável matrícula de jovens do campo. Esta pesquisa aprofunda os papeis formativos do ensino de história na reflexão de propósitos de vida dos estudantes do ensino médio, estabelece uma articulação curricular com outras áreas do conhecimento ao analisar as nuances da BNCC do ensino médio e permite a atualização de saberes teóricos e metodológicos no Projeto Político Pedagógico da escola universo da pesquisa, trilha ainda sobre aspectos curriculares da BNCC, DCRB, bem como da construção do caderno didático pedagógicopt_BR
Tamanho: dc.format.extent562 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de Vida;pt_BR
Título: dc.titlePROJETOS DE VIDA PELO ENSINO DE HISTÓRIA: CADERNO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O PROFESSOR EM SEU DIÁLOGO COM A JUVENTUDEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons