Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Guimaraes, Claudivan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-21T14:11:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-21T14:11:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | CLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730238 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa “Projetos de vida pelo ensino de história: caderno didático-pedagógico para o professor em seu diálogo com a juventude. ” Tem o objetivos de investigar o ensino de história como possibilidade efetiva para reflexão a cercar dos possíveis projetos de vida de jovens do ensino médio, analisar as contribuições do ensino de história para mediação dos projetos de vida, desenvolver caderno didático-pedagógico como suporte ao professor de história visando o ensino de temas de história com enfoque para projetos de vida, Identificar e refletir sobre os conteúdos do ensino de história significativos à prática reflexiva de jovens do ensino médio visando a construção de projetos de vida, estabelecer a articulação entre autonomia e protagonismo juvenil no Novo Ensino Médio para elaboração de projetos de vida, analisar o diálogo interdisciplinar que marca o ensino de história na BNCC do ensino médio exigência elaboração de projeto de vida, analisar a proposta curricular/metodológica de projetos de vida e ensino de história da rede estadual da educação da Bahia em articulação com o currículo do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Ferreira da Silva. Quanto ao produto a ser desenvolvido, caderno didático-pedagógico, instrumento de suporte ao ensino de história que extrai do plano de curso em desenvolvimento temas geradores já relacionados, cuja escolha segue uma aproximação da realidade socioeconômica e cultural dos estudantes da referida escola pública, em sua diversidade de gênero, de origem étnica, econômica e marcada por considerável matrícula de jovens do campo. Esta pesquisa aprofunda os papeis formativos do ensino de história na reflexão de propósitos de vida dos estudantes do ensino médio, estabelece uma articulação curricular com outras áreas do conhecimento ao analisar as nuances da BNCC do ensino médio e permite a atualização de saberes teóricos e metodológicos no Projeto Político Pedagógico da escola universo da pesquisa, trilha ainda sobre aspectos curriculares da BNCC, DCRB, bem como da construção do caderno didático pedagógico | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 562 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de Vida; | pt_BR |
Título: dc.title | PROJETOS DE VIDA PELO ENSINO DE HISTÓRIA: CADERNO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA O PROFESSOR EM SEU DIÁLOGO COM A JUVENTUDE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAES.pdf | 562,15 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730238/2/CLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons