Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe - UFS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Guimaraes, Claudivan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-21T14:07:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-21T14:07:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | CLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAES-CadernoDidaticoPedagogico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730237 | - |
Resumo: dc.description.abstract | venciado nos últimos tempos, obriga-nos a refletir sobre quais sujeitos desejamos formar e como o ensino de história pode contribuir para uma melhoria do que se ensina e do que é ensinado. Ensinar nesta dimensão é importar com as realidades que são vividas, em suas especificidades e multiplicidades, cabe adentrar no aspecto mais íntimo dos sujeitos, considerar que cada vida é uma vida que devemos nos importar. Vidas importam! Esta frase muito utilizada no ápice da Pandemia de COVID-19 no Brasil leva a reflexão que não apenas as vidas em emergência de saúde, mas aquelas que sufocam diante do esquecimento social, da negligência educacional ou da falta de socorro para com suas condições econômicas que eleva então, as desigualdades já imperiosas no Brasil a patamares alarmantes. Este Caderno Didático-Pedagógico tem o papel de aumentar as oportunidades de recursos aos educadores de História que necessitem refletir a partir de temas/conteúdos do ensino de História, às vidas dos estudantes e nelas pensar as possibilidades de vidas que se pensa construir, por meio de atividades propostas construir elementos de introspecção e debates sobre o sujeito estudante que se é e que se deseja ser. Não encontrará neste caderno, uma receita, uma construção ou um modelo, se assim fosse pensado seria fadado ao fracasso, verá algumas reflexões que estão no cerne do pensamento crítico sobre vidas em construção e que utilizo o Ensino de História como canal de orientação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 861 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos de Vida; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juventudes; | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E PROJETOS DE VIDA: CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAES-CadernoDidaticoPedagogico.pdf | 861,66 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730237/2/CLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAES-CadernoDidaticoPedagogico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons