ENSINO DE HISTÓRIA E PROJETOS DE VIDA: CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipe - UFSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Guimaraes, Claudivan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-21T14:07:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-21T14:07:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-31-
identificador: dc.identifier.otherCLAUDIVAN_SANTOS_GUIMARAES-CadernoDidaticoPedagogicopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730237-
Resumo: dc.description.abstractvenciado nos últimos tempos, obriga-nos a refletir sobre quais sujeitos desejamos formar e como o ensino de história pode contribuir para uma melhoria do que se ensina e do que é ensinado. Ensinar nesta dimensão é importar com as realidades que são vividas, em suas especificidades e multiplicidades, cabe adentrar no aspecto mais íntimo dos sujeitos, considerar que cada vida é uma vida que devemos nos importar. Vidas importam! Esta frase muito utilizada no ápice da Pandemia de COVID-19 no Brasil leva a reflexão que não apenas as vidas em emergência de saúde, mas aquelas que sufocam diante do esquecimento social, da negligência educacional ou da falta de socorro para com suas condições econômicas que eleva então, as desigualdades já imperiosas no Brasil a patamares alarmantes. Este Caderno Didático-Pedagógico tem o papel de aumentar as oportunidades de recursos aos educadores de História que necessitem refletir a partir de temas/conteúdos do ensino de História, às vidas dos estudantes e nelas pensar as possibilidades de vidas que se pensa construir, por meio de atividades propostas construir elementos de introspecção e debates sobre o sujeito estudante que se é e que se deseja ser. Não encontrará neste caderno, uma receita, uma construção ou um modelo, se assim fosse pensado seria fadado ao fracasso, verá algumas reflexões que estão no cerne do pensamento crítico sobre vidas em construção e que utilizo o Ensino de História como canal de orientação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent861 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de Vida;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes;pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E PROJETOS DE VIDA: CADERNO DIDÁTICO-PEDAGÓGICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons