Ensino de História, Mídia d Cidadania: Análise de Audiovisuais dobre d Ditadura Civil - Militar na Plataforma Integrada MEC RED

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Sebastião Vicente da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-19T20:50:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-19T20:50:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História, Mídia d Cidadania: Análise de Audiovisuais dobre d Ditadura Civil - Militar na Plataforma Integrada MEC REDpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730178-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado Ensino de História, Mídia e Cidadania: Análise de Audiovisuais sobre a Ditadura Civil-Militar na Plataforma Integrada MEC RED, propõe uma abordagem sobre a importância do ensino de História para a cidadania, bem como o uso da mídia no ambiente escolar. Desse modo, o principal objetivo desta pesquisa é analisar a plataforma integrada, um veículo midiático feito com intuito de amparar os profissionais da educação em sala de aula, frise-se, não abarcando investigação mais aprofundada acerca do material disponibilizado. Como se trata de uma plataforma aberta, variados tipos de conteúdo podem ser disponibilizados nela, e nossa pesquisa é mais direcionada ao conhecimento dessa plataforma e à análise dos vídeos. Em outros termos, é necessário saber como são produzidos tais conteúdos, se há possibilidade de o docente produzir e compartilhar, ou mesmo aproveitar, os elementos que já estão na plataforma integrada, nesse caso, este estudo se ocupa da análise dos audiovisuais referentes à Ditadura Civil-Militar, no Brasil. Para tanto, vamos discorrer sobre a utilização dos audiovisuais na sala de aula, especialmente a Plataforma Integrada, um produto da cultura da mídia para a construção da cidadania e para a formação de cidadãos conscientes e críticos. E, por fim, deixamos como produto um guia para auxiliar gestores, professores e quem se interessar em utilizar a Plataforma Integrada MEC RED como mais um recurso de ensino-aprendizagem. Diante disso, vamos problematizar se a Plataforma Integrada, notadamente os audiovisuais sobre o período da Ditadura Civil-Militar, conteúdo que coaduna com quase toda nossa produção textual e suscita uma reflexão sobre o ensino de História, a manutenção da disciplina no currículo escolar no período pós-ditadura militar, assim como a importância do uso de documentos (mídias) para construção do conhecimento histórico, contribuem com o Ensino de História e se ajudam efetivamente na formação do aluno capaz de exercer a cidadania.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent24,0 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História e cidadania. Estudos Culturais. Plataforma Integradapt_BR
Título: dc.titleEnsino de História, Mídia d Cidadania: Análise de Audiovisuais dobre d Ditadura Civil - Militar na Plataforma Integrada MEC REDpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons