Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Sebastião Vicente da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T20:50:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T20:50:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História, Mídia d Cidadania: Análise de Audiovisuais dobre d Ditadura Civil - Militar na Plataforma Integrada MEC RED | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730178 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho, intitulado Ensino de História, Mídia e Cidadania: Análise de Audiovisuais sobre a Ditadura Civil-Militar na Plataforma Integrada MEC RED, propõe uma abordagem sobre a importância do ensino de História para a cidadania, bem como o uso da mídia no ambiente escolar. Desse modo, o principal objetivo desta pesquisa é analisar a plataforma integrada, um veículo midiático feito com intuito de amparar os profissionais da educação em sala de aula, frise-se, não abarcando investigação mais aprofundada acerca do material disponibilizado. Como se trata de uma plataforma aberta, variados tipos de conteúdo podem ser disponibilizados nela, e nossa pesquisa é mais direcionada ao conhecimento dessa plataforma e à análise dos vídeos. Em outros termos, é necessário saber como são produzidos tais conteúdos, se há possibilidade de o docente produzir e compartilhar, ou mesmo aproveitar, os elementos que já estão na plataforma integrada, nesse caso, este estudo se ocupa da análise dos audiovisuais referentes à Ditadura Civil-Militar, no Brasil. Para tanto, vamos discorrer sobre a utilização dos audiovisuais na sala de aula, especialmente a Plataforma Integrada, um produto da cultura da mídia para a construção da cidadania e para a formação de cidadãos conscientes e críticos. E, por fim, deixamos como produto um guia para auxiliar gestores, professores e quem se interessar em utilizar a Plataforma Integrada MEC RED como mais um recurso de ensino-aprendizagem. Diante disso, vamos problematizar se a Plataforma Integrada, notadamente os audiovisuais sobre o período da Ditadura Civil-Militar, conteúdo que coaduna com quase toda nossa produção textual e suscita uma reflexão sobre o ensino de História, a manutenção da disciplina no currículo escolar no período pós-ditadura militar, assim como a importância do uso de documentos (mídias) para construção do conhecimento histórico, contribuem com o Ensino de História e se ajudam efetivamente na formação do aluno capaz de exercer a cidadania. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 24,0 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História e cidadania. Estudos Culturais. Plataforma Integrada | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História, Mídia d Cidadania: Análise de Audiovisuais dobre d Ditadura Civil - Militar na Plataforma Integrada MEC RED | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Sebastião.pdf | 24,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730178/2/Dissertação Sebastião.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons