Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rocha, Marcelo Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T20:38:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T20:38:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730177 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa aqui apresentada objetiva investigar as ideias históricas dos estudantes de oitava série da rede estadual de educação de Mato Grosso acerca do racismo que é veiculado nos memes de internet, ao passo que também explora as possibilidades de combate ao racismo através desse artefato digital tão consumido pelo público jovem. As informações fornecidas pelos estudantes na forma de questionário digital são analisadas à luz da teoria de Jörn Rüsen e seu conceito de “consciência histórica”, e do campo de estudos da Educação Histórica, que tem no historiador Peter Lee um dos principais expoentes, criador de ferramentas conceituais fundamentais para este estudo, como os “conceitos substantivos” e de “segunda ordem”. Por fim, utilizarem o conceito de “racismo recreativo” do professor Adilson Moreira para compreender os fundamentos do humor nocivo propagado pelos memes racistas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 57,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Histórica, Ensino de História, Memes, Racismo. | pt_BR |
Título: dc.title | Memes, racismo recreativo e educação histórica: um estudo de caso na rede pública de educação de Mato Grosso-MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Marcelo Nunes.pdf | 59,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730177/2/Dissertação Marcelo Nunes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons