Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sanches, Toni Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T20:59:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T20:59:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | A Guerra do Chaco (1932-1935) e o Ensino de História: uma proposta de aulas oficina para análise da História, Cotidiano Militar e Sujeitos Invisibilizados | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por finalidade contribuir para o ensino de História no que tange à Guerrado Chaco (1932-1935). Analisamos que existem produções acadêmicas sobre o tema, porémhá um hiato entre a produção e a divulgação nos materiais didáticos. Além disso, permaneceum certo silêncio sobre os sujeitos que foram desprezados nas produções historiográficas sobre esta Guerra, tais como as mulheres, os povos originários e outros subalternizados nassociedades beligerantes. Desta forma, elaboramos um material paradidático, destinado aos/as professores/as da Educação Básica. O objetivo é apresentar por intermédio de aulas oficina, justamente esta guerra por tantos ignorada, proporcionando aprender mais sobre as causas deste conflito, suas repercussões para Bolívia e Paraguai e paraseus vizinhos na América do Sul, bem como sobre os sujeitos invisibilizados daguerra, na perspectiva dos paraguaios e dos bolivianos. A fim de alcançar tal objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de produções brasileiras e estrangeiras. Para tanto, o resultado da pesquisa foi dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo problematizamos as características dos manuais didáticos e analisamos as causas da ausência do tema nestes materiais. No segundo capítulo analisamos as causas do conflito segundo várias interpretações , a saber: a imperialista, visão superada mas que merece ser analisada sob certos aspectos, a análise dos oficiais do exército brasileiro que participaram das negociaçõesde paz e também da guerra em nível de bastidores,e finalmente segundo uma abordagem mais abrangente, que não rejeita estas versões, mas que busca analisar vários aspectos comoos da geopolítica e da diplomacia. No terceiro capítulo são destacados os sujeitos subalternizados da guerra: as mulheres enfermeiras que serviram no front, os oficiais de baixa patente (pilotos da força aérea paraguaia) e os povos originários. Em anexo, no formato de material paradidático, são apresentadas as aulas oficina em que estes sujeitos ignorados pelas produções historiográficas passam a ter visibilidade. Estas aulas oficina seguem a proposta da utilização de textos e imagens. São elas: 1. Conhecendo um pouco sobre a Guerra do Chaco (1932-1935), 2. A importância da força aérea na Guerra do Chaco (1932-1935), 3. A participação das mulheres na Guerra do Chaco (1932-1935), 4. Os combatentes na Guerra do Chaco (1932- 1935), 5. Os povos originários e sua participação na Guerra do Chaco, 6. A questão da água na Guerra do Chaco. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 33,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aula-oficina, Ensino de História, Guerra do Chaco, Manuais didáticos. | pt_BR |
Título: dc.title | A Guerra do Chaco (1932-1935) e o Ensino de História: uma proposta de aulas oficina para análise da História, Cotidiano Militar e Sujeitos Invisibilizados | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Toni Sanches.pdf | 34,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730162/2/Dissertação Toni Sanches.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons