A Guerra do Chaco (1932-1935) e o Ensino de História: uma proposta de aulas oficina para análise da História, Cotidiano Militar e Sujeitos Invisibilizados

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSanches, Toni Carlos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-19T20:59:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-19T20:59:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherA Guerra do Chaco (1932-1935) e o Ensino de História: uma proposta de aulas oficina para análise da História, Cotidiano Militar e Sujeitos Invisibilizadospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730162-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade contribuir para o ensino de História no que tange à Guerrado Chaco (1932-1935). Analisamos que existem produções acadêmicas sobre o tema, porémhá um hiato entre a produção e a divulgação nos materiais didáticos. Além disso, permaneceum certo silêncio sobre os sujeitos que foram desprezados nas produções historiográficas sobre esta Guerra, tais como as mulheres, os povos originários e outros subalternizados nassociedades beligerantes. Desta forma, elaboramos um material paradidático, destinado aos/as professores/as da Educação Básica. O objetivo é apresentar por intermédio de aulas oficina, justamente esta guerra por tantos ignorada, proporcionando aprender mais sobre as causas deste conflito, suas repercussões para Bolívia e Paraguai e paraseus vizinhos na América do Sul, bem como sobre os sujeitos invisibilizados daguerra, na perspectiva dos paraguaios e dos bolivianos. A fim de alcançar tal objetivo, foi realizado um levantamento bibliográfico a partir de produções brasileiras e estrangeiras. Para tanto, o resultado da pesquisa foi dividido da seguinte forma: no primeiro capítulo problematizamos as características dos manuais didáticos e analisamos as causas da ausência do tema nestes materiais. No segundo capítulo analisamos as causas do conflito segundo várias interpretações , a saber: a imperialista, visão superada mas que merece ser analisada sob certos aspectos, a análise dos oficiais do exército brasileiro que participaram das negociaçõesde paz e também da guerra em nível de bastidores,e finalmente segundo uma abordagem mais abrangente, que não rejeita estas versões, mas que busca analisar vários aspectos comoos da geopolítica e da diplomacia. No terceiro capítulo são destacados os sujeitos subalternizados da guerra: as mulheres enfermeiras que serviram no front, os oficiais de baixa patente (pilotos da força aérea paraguaia) e os povos originários. Em anexo, no formato de material paradidático, são apresentadas as aulas oficina em que estes sujeitos ignorados pelas produções historiográficas passam a ter visibilidade. Estas aulas oficina seguem a proposta da utilização de textos e imagens. São elas: 1. Conhecendo um pouco sobre a Guerra do Chaco (1932-1935), 2. A importância da força aérea na Guerra do Chaco (1932-1935), 3. A participação das mulheres na Guerra do Chaco (1932-1935), 4. Os combatentes na Guerra do Chaco (1932- 1935), 5. Os povos originários e sua participação na Guerra do Chaco, 6. A questão da água na Guerra do Chaco.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent33,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula-oficina, Ensino de História, Guerra do Chaco, Manuais didáticos.pt_BR
Título: dc.titleA Guerra do Chaco (1932-1935) e o Ensino de História: uma proposta de aulas oficina para análise da História, Cotidiano Militar e Sujeitos Invisibilizadospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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