Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Allan Felipe da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T20:27:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T20:27:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de História; Tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Aprendizagem histórica; Saberes e práticas no espaço escolar. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730159 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre as influências do Iluminismo na educação, sobretudo no tangente ao ensino de História. Nesse sentido, relaciona-se educação com a tecnologia e os impactos que essa provoca sobre a dicotomia ensino e aprendizagem. Contextos políticos, econômicos e informacionais são levados em consideração ao propor intervenções pedagógicas que contemplem a tecnologia como uma linguagem e não como instrumento para tornar o ensino mais “dinâmico” ou “agradável” aos estudantes. Apresenta-se a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto como agentes potencializadores e irreversíveis do processo de informatização do ensino. Por fim, salienta-se a necessidade de novos paradigmas educacionais que pautam a tecnologia digital como disruptores do processo de ensino, capazes de reconfigurar a relação da escola como espaço de produção de e democratização conhecimento. O filosofo Andrew Fenberg viabiliza ferramentas que possibilitam conceber a escola como uma instituição que deve propor usos e alternativas para a relação homem e tecnologia como motor de sua prática pedagogia. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 37,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Aprendizagem histórica; Saberes e práticas no espaço escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensinar História na era das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Allan.pdf | 38,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730159/2/Dissertação Allan.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons