Ensinar História na era das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Allan Felipe da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-19T20:27:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-19T20:27:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História; Tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Aprendizagem histórica; Saberes e práticas no espaço escolar.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730159-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho discorre sobre as influências do Iluminismo na educação, sobretudo no tangente ao ensino de História. Nesse sentido, relaciona-se educação com a tecnologia e os impactos que essa provoca sobre a dicotomia ensino e aprendizagem. Contextos políticos, econômicos e informacionais são levados em consideração ao propor intervenções pedagógicas que contemplem a tecnologia como uma linguagem e não como instrumento para tornar o ensino mais “dinâmico” ou “agradável” aos estudantes. Apresenta-se a pandemia de COVID-19 e o ensino remoto como agentes potencializadores e irreversíveis do processo de informatização do ensino. Por fim, salienta-se a necessidade de novos paradigmas educacionais que pautam a tecnologia digital como disruptores do processo de ensino, capazes de reconfigurar a relação da escola como espaço de produção de e democratização conhecimento. O filosofo Andrew Fenberg viabiliza ferramentas que possibilitam conceber a escola como uma instituição que deve propor usos e alternativas para a relação homem e tecnologia como motor de sua prática pedagogia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent37,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Tecnologias digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Aprendizagem histórica; Saberes e práticas no espaço escolar.pt_BR
Título: dc.titleEnsinar História na era das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons