Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Íris Barbosa da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-12T13:26:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-12T13:26:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | “DO CERNE DE SUAS FRAGILIDADES BROTARÁ A SUA FORÇA” - narrando a trajetória de mulheres negras inspiradoras | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728878 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como tema A relação entre a presença de mulheres negras na História ensinada e a autodefinição étnico-racial de meninas negras. Seu objetivo geral foi compreender como, a partir das epistemes de mulheres negras, o ensino de História pode contribuir para experiências escolares positivas de meninas negras. Os objetivos específicos elencados foram: a) repensar a partir das epistemes de intelectuais negras o lugar de opressão e silenciamento conferido às mulheres negras nas narrativas históricas tradicionais; b) identificar estratégias de resistência das mulheres negras no Brasil ao longo da história; c) dialogar sobre as trajetórias de vida de personalidades femininas negras para propor ações de intervenção junto às/aos estudantes. Para pensar sobre a agência histórica da população afrodiaspórica em geral e das mulheres negras em particular, a metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica. Por sua vez, esta incidiu majoritariamente sobre a produção de autoras e autores subalternos, em especial da teoria afrocêntrica e do feminismo negro. Assim, ela dialogou com Lélia González (2020), Beatriz Nascimento (2006), Sueli Carneiro (2011), Conceição Evaristo (2017), bell hooks (2017), Abdias do Nascimento (1978, 1980), Eduardo Oliveira (2007), Molefi K. Asante (2009), Amadou Hampâté Bâ (2010) dentre outras e outros. Dessa feita, a pesquisa elegeu como categorias teóricas a ancestralidade, a narrativa histórica das mulheres negras, a Educação Histórica emancipatória, a interseccionalidade, a afrocentricidade e a escrevivência Nessa senda, apresentou afrodiaspóricas que de modo individual ou coletivo, gestaram projetos políticos inspiradores. Por isso, são potências insurgentes que podem ocupar espaços regulares nos currículos e nas aulas de História. Como desdobramento desse estudo construiu-se a proposição didática Cineclube Literário Mulheres Atlânticas, que será desenvolvido nas aulas de História com discentes do 7º ano - anos finais - do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mulheres negras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | reeducação para as relações etnicoraciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | feminismo negro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | epistemologias insubmissas | pt_BR |
Título: dc.title | “DO CERNE DE SUAS FRAGILIDADES BROTARÁ A SUA FORÇA” - narrando a trajetória de mulheres negras inspiradoras | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Íris Barbosa da Silva - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 1,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728878/1/DISSERTAÇÃO - Íris Barbosa da Silva - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
PRODUTO PEDAGÓGICO - Íris Barbosa da Silva - ProfHistóra UFPE.pdf | Produto Pedagógico em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 8,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728878/2/PRODUTO PEDAGÓGICO - Íris Barbosa da Silva - ProfHistóra UFPE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: