PROPORCIONALIDADE EM DIÁLOGO COM GEOMETRIA: ALGUMAS PROPOSTAS

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, RAYARA BARROCA-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SANDRA APARECIDA FRAGA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorCÕCO, DILZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-12T11:19:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-12T11:19:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-14-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_RAYARA BARROCA SILVA_2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728837-
Resumo: dc.description.abstractEste livro é o Volume I da série de produções organizadas pelo Clube de Matemática (Clumat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Ele é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (Grupem) e foi organizado com o objetivo de colaborar com a formação de professores da educação básica, e a quem mais possa se interessar pelo ensino de proporcionalidade – em especial, de figuras planas. O material em questão é fruto da pesquisa de mestrado profissional “Conceito de proporcionalidade em geometria em debate na formação inicial de professores com base na Teoria Histórico-Cultural, que você encontra no site do APRESENTAÇÃO 7programa Educimat (https://educimat.ifes.edu.br) ao procurar pelo título ou pelo nome da autora: Silva (2022) ou no site do Grupem (https://site.ifes.edu.br/grupem/defesas-de-dissertacao/). A sistematização deste produto foi elaborada no contexto do Clumat e a partir de um movimento formativo onde desenvolvemos quatro ações com alunos do 1º período do curso de Licenciatura em Matemática do Ifes, campus Vitória. Assim, para você conhecer a nossa proposta formativa, esta produção está estruturada em sete capítulos descritos de forma resumida a seguir. No capítulo um, intitulado “Que tal uma breve conversa?” apresentamos a motivação que nos levou a desenvolver este livro e o contexto em que se deu a produção dos seus dados. No capítulo dois, “Onde nos apoiamos”, discorremos brevemente sobre os aportes teóricos que fundamentaram a nossa proposta formativa, sendo eles: a Teoria HistóricoCultural de Vigotski (1896-1934), a Teoria da Atividade de Leontiev (1903-1979) e na Atividade Orientadora de Ensino de Moura (MOURA et al., 2010). 8Agora que você já sabe como este livro foi organizado, vamos para a leitura! Nos capítulos três, quatro, cinco e seis trazemos tarefas de ensino baseadas nas situações desencadeadoras de aprendizagem que foram desenvolvidas nos momentos de interação com os licenciandos. Essas tarefas foram elaboradas no contexto do Clube de Matemática, e nelas discutimos o conceito de proporcionalidade em diálogo com o estudo de um movimento lógico-histórico que realizamos. No capítulo sete, denominado “Refletindo sobre o movimento formativo”, realizamos uma síntese do movimento que deu origem ao produto educaciona-
Tamanho: dc.format.extent1,71 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores. Clube de Matemática. Figuras semelhantes. Proporcionalidade. Movimento lógico-histórico.-
Título: dc.titlePROPORCIONALIDADE EM DIÁLOGO COM GEOMETRIA: ALGUMAS PROPOSTAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
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