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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, SANDRA HELENA DE LIMA PEREIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Peixoto, Ivonete Vieira Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Valois, . Rubenilson Caldas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-11T19:59:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-11T19:59:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | sandra helena | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728778 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Para que o discente desenvolva as competências e habilidades cognitivas, técnicas e afetivas de alto nível, é necessário a utilização de metodologias que ativem pensamentos de alta ordem, por isso, são chamadas de metodologias ativas e entre elas a da problematização pelo Arco de Maguerez. Os discentes nativos digitais convivem diariamente com as tecnologias móveis e mídias sociais e, por isso, seu perfil de aprendizado é diferenciado, sendo assim o incentivo e capacitação para o uso dessas tecnologias e das metodologias ativas nas instituições de ensino superior, tem sido intenso. A partir de então foi realizado um estudo com docentes de uma instituição de ensino superior no Tocantins com o objetivo de analisar os saberes e as principais dificuldades para utilizar o método do Arco de Maguerez, discorrer suas percepções quanto a utilização do WhatsApp como ferramenta de apoio ao método e construir uma proposta metodológica de sua operacionalização no WhatsApp. O estudo metodológico e de abordagem qualitativa foi realizado no ano de 2020 utilizando-se para coleta de dados, a técnica de Grupo Focal com oito docentes através de entrevistas on-line e para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin. Para o processo de codificação e categorização foi utilizado o software IRAMUTEQ versão 0.7/2020. O processo de análise com o software através da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise Fatorial de Correspondência gerou 4 classes ou categorias temáticas: A) saberes docentes e dificuldades na aplicação do Arco, B) percepções dos docentes quanto a utilização do WhatsApp no ensino e com o Arco de Maguerez, C) expectativas dos docentes quanto a proposta metodológica e D) uso da tecnologia digital de informação e comunicação pelos docentes no Ensino e Saúde. Após analisado todo contexto, pôde ser inferido que os docentes demonstraram razoável conhecimento sobre o método do Arco, realizaram cursos de capacitação, mas tem pouca vivência do método. Quanto às dificuldades encontradas na sua aplicação sinalizaram as dificuldades de análise do problema, associação dos conhecimentos prévios e medo da autonomia pelos discentes. Quanto a viabilidade de utilizar uma mídia social como o WhatsApp, consideram a proposta interessante e viável, pois, é uma novidade associada a realidade desta geração de discentes, mas, apontam algumas desvantagens para sua utilização como: dispersão, distração e envio de mensagens em dias e horários inapropriados. Como sugestão os docentes propuseram que antes de iniciar o método deve- se estabelecer um contrato de convivência com os discentes. Os docentes têm expectativas positivas em relação à proposta e sugeriram que ela permaneça agregada ao ambiente virtual de aprendizagem da instituição. Conclui-se com a pesquisaque se torna cada vez mais importante estudos que abordem a utilização de metodologias ativas associadas às tecnologias digitais de informação e comunicação que motivem os discentes para um aprendizado significativo e que proponham a formação continuada docente para utilizar estas estratégias. Espera-se que a proposta construída auxilie os docentes a entender o método do Arco de Maguerez e atraia o interesse em aprender de uma forma interessante e interativa. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.126 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | - |
Título: dc.title | ProblematiZAP: Proposta Metodológica do Uso de uma Mídia Social como Ferramenta de Apoio para o Arco de Maguerez | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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sandra helena.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728778/2/sandra helena.pdfDownload |
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