A história dos juros e seu ensino - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMEDEIROS, Andreá Regina Henriques de-
Autor(es): dc.contributor.authorCHAQUIAM, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-10T16:21:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-10T16:21:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
identificador: dc.identifier.otherA história dos juros e seu ensinopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728529-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional apresentado está vinculado a um Recorte (texto histórico e atividades) para o ensino dos Juros como desdobramento da dissertação de mestrado de Medeiros (2023) associada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do estado do Pará (UEPA). Este produto é destinado a professores e alunos do Ensino Médio para ensino e aprendizagem dos juros no âmbito escolar com uso da História da Matemática. Trata-se de um elemento didático validado experimentalmente, por um grupo de professores que atuam na Educação Básica, que apresentou potencialidades associadas ao seu objetivo que é o de ensinar o conteúdo em destaque para alunos do ensino médio e também fornecer aportes para a sua formação. O Recorte apresenta um texto com a temática Juros, que abrange dois momentos, o primeiro, um prelúdio, contendo informações sobre a sua constituição nos primórdios civilizatórios e o segundo, enfatizando as contribuições históricas aos juros de personagens do séc. XVIII. Desse recorte, temos o uso de textos-base contextualizados com a história dos juros e as atividades inferidas destes que darão suporte ao desenvolvimento desse conteúdo, num trabalho docente dialogado aos seus estudantes, que tem a liberdade de agregar mais atividades e ou adaptá-los a demais níveis de ensino e peculiaridades de suas turmas. A elaboração deste constructo foi direcionada na linha de pesquisa da História da Matemática, contidas na Educação Matemática e contemplada pela BNCC, como um dos caminhos possíveis para uso docente no desenvolvimento de conteúdos matemáticos que demanda o objetivo de compreensão e aprendizagem de um conhecimento historicamente construído a fim de significar e responder questionamentos inerentes aos estudantes, como sua origem e aplicação.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2671pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJurospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistóriapt_BR
Título: dc.titleA história dos juros e seu ensino - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais