Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, Andreá Regina Henriques de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CHAQUIAM, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-10T16:21:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-10T16:21:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | A história dos juros e seu ensino | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728529 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional apresentado está vinculado a um Recorte (texto histórico e atividades) para o ensino dos Juros como desdobramento da dissertação de mestrado de Medeiros (2023) associada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) da Universidade do estado do Pará (UEPA). Este produto é destinado a professores e alunos do Ensino Médio para ensino e aprendizagem dos juros no âmbito escolar com uso da História da Matemática. Trata-se de um elemento didático validado experimentalmente, por um grupo de professores que atuam na Educação Básica, que apresentou potencialidades associadas ao seu objetivo que é o de ensinar o conteúdo em destaque para alunos do ensino médio e também fornecer aportes para a sua formação. O Recorte apresenta um texto com a temática Juros, que abrange dois momentos, o primeiro, um prelúdio, contendo informações sobre a sua constituição nos primórdios civilizatórios e o segundo, enfatizando as contribuições históricas aos juros de personagens do séc. XVIII. Desse recorte, temos o uso de textos-base contextualizados com a história dos juros e as atividades inferidas destes que darão suporte ao desenvolvimento desse conteúdo, num trabalho docente dialogado aos seus estudantes, que tem a liberdade de agregar mais atividades e ou adaptá-los a demais níveis de ensino e peculiaridades de suas turmas. A elaboração deste constructo foi direcionada na linha de pesquisa da História da Matemática, contidas na Educação Matemática e contemplada pela BNCC, como um dos caminhos possíveis para uso docente no desenvolvimento de conteúdos matemáticos que demanda o objetivo de compreensão e aprendizagem de um conhecimento historicamente construído a fim de significar e responder questionamentos inerentes aos estudantes, como sua origem e aplicação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2671 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Juros | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História | pt_BR |
Título: dc.title | A história dos juros e seu ensino - Produto Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Andrea Regina Henriques de Medeiros Produto Educacional.pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728529/1/Andrea Regina Henriques de Medeiros Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: