Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva Jr, Gilson Dominigos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Célia Regina Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Riehl, Carlos Alberto da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-10T13:59:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-10T13:59:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional_Gilson Domingos_UFRJ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728517 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Observar a paisagem, valorizar a natureza em sua volta, são hábitos comuns no dia a dia do discente e transeuntes na cidade. Porém a poluição visual em certos momentos impera na realidade do caminho percorrido, como placas, anúncios, iluminação e dejetos, lixo muitas vezes jogado sem qualquer acomodação que possa impor segurança à comunidade local. Como nos importamos a esse descaso, a essa competência que cabe à sociedade ser colaboradora, influencia a beleza que temos ou deixamos de ter presente no ambiente natural. Importar-se com o manuseio, descarte correto e alternativas ao “lixo”, são relevantes no bem- estar do povo e no desenvolvimento da sociedade. Há muitos anos via-se, em suas casas, separação de material em descarte por atos conscientes da família, pois havia a prática da horta, o artesanato como cultura, e assim se valorizava o reaproveitamento de vários itens domésticos. Uma forma de se observar o conhecimento do discente desde sua formação, associando ciências, Química, à sua composição, destaca-se o conhecimento, o aprendizado prévio da turma em estímulo de assimilar conteúdo ao cotidiano, como provém a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Na orientação mundial de produção crescente, e muitos resíduos gerados, o produto educacional apresentado propõe abordar a necessidade de visão ampla sobre o conteúdo adquirido e um novo caminho, educacional, transportado a ele. Valorizar a criatividade da classe, reduzir o desperdício de material, ação consciente, educação ambiental, são fatores a explorar no desenvolvimento dos estudos em classe, promovendo ferramenta de ensino aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,28 MB (1.347.295 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | lixo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | resíduo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | rejeito | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de Química | pt_BR |
Título: dc.title | Lixo, resíduo ou rejeito? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional_Gilson Domingos_UFRJ.pdf | Produto Educacional_Sequência didática_Gilson | 1,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728517/2/Produto Educacional_Gilson Domingos_UFRJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons