Lixo, resíduo ou rejeito?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Jr, Gilson Dominigos-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Célia Regina Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorRiehl, Carlos Alberto da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-10T13:59:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-10T13:59:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-10-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional_Gilson Domingos_UFRJpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728517-
Resumo: dc.description.abstractObservar a paisagem, valorizar a natureza em sua volta, são hábitos comuns no dia a dia do discente e transeuntes na cidade. Porém a poluição visual em certos momentos impera na realidade do caminho percorrido, como placas, anúncios, iluminação e dejetos, lixo muitas vezes jogado sem qualquer acomodação que possa impor segurança à comunidade local. Como nos importamos a esse descaso, a essa competência que cabe à sociedade ser colaboradora, influencia a beleza que temos ou deixamos de ter presente no ambiente natural. Importar-se com o manuseio, descarte correto e alternativas ao “lixo”, são relevantes no bem- estar do povo e no desenvolvimento da sociedade. Há muitos anos via-se, em suas casas, separação de material em descarte por atos conscientes da família, pois havia a prática da horta, o artesanato como cultura, e assim se valorizava o reaproveitamento de vários itens domésticos. Uma forma de se observar o conhecimento do discente desde sua formação, associando ciências, Química, à sua composição, destaca-se o conhecimento, o aprendizado prévio da turma em estímulo de assimilar conteúdo ao cotidiano, como provém a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Na orientação mundial de produção crescente, e muitos resíduos gerados, o produto educacional apresentado propõe abordar a necessidade de visão ampla sobre o conteúdo adquirido e um novo caminho, educacional, transportado a ele. Valorizar a criatividade da classe, reduzir o desperdício de material, ação consciente, educação ambiental, são fatores a explorar no desenvolvimento dos estudos em classe, promovendo ferramenta de ensino aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,28 MB (1.347.295 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectlixopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectresíduopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrejeitopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Químicapt_BR
Título: dc.titleLixo, resíduo ou rejeito?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado em Química em Rede Nacional - PROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

Arquivos associados:
Produto Educacional_Gilson Domingos_UFRJ.pdfProduto Educacional_Sequência didática_Gilson1,32 MBAdobe PDF/bitstream/capes/728517/2/Produto Educacional_Gilson Domingos_UFRJ.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons