O poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPedroso, Ana Rubia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-09T17:56:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-09T17:56:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-27-
identificador: dc.identifier.otherO poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728438-
Resumo: dc.description.abstractUma das preocupações centrais que movem a presente pesquisa é a inquietante desarmonia entre as renovações historiográficas produzidas nas últimas décadas nos meios acadêmicos e o persistente papel coadjuvante que é atribuído à história das mulheres nos livros didáticos de História. Para constatar tal circunstância, fez-se uso da teoria das Representações Sociais, amparadas essas nos estudos de Serge Moscovici e nas discussões sobre a História das mulheres/gênero nas obras de Joan Scott. No aspecto metodológico, fez-se uso da análise de conteúdo através do aporte teórico de Laurence Bardin, com enfoque em análises quanti-qualitativas. Na perspectiva quantitativa focou-se no número total de imagens inseridas nesses materiais e através da frequência dessas, construiu-se análises comparativas e problematizações sobre o protagonismos atribuídos a homens e mulheres nos materiais didáticos. No viés qualitativo foram considerados os capítulos/textos que discutiram sobre as lutas das mulheres no transcorrer do século XX com enfoque na História global, levando-se em consideração conteúdos referentes à História Contemporânea, ou seja, livros da 8a série e 9o ano, respectivamente. As fontes históricas selecionadas foram livros didáticos circulantes em espaços escolares nos anos de 2002 e 2020. O critério de escolha das coleções analisadas se deu através daquelas com expressiva circulação nos meios escolares, sendo isso constatado através da compra de exemplares de cada coleção pelo (FNDE) e a disponibilidade desses para a execução da presente pesquisa. Constatou-se com a análise dos dados um aumento do numero de imagens femininas nos livros didáticos de uma década para outra, assim como de conteúdos sobre a história das mulheres, porém muito aquém das inovações historiográficas dos últimos anos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
Título: dc.titleO poder da representatividade: os livros didáticos de História e as lutas femininaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória