POR UMA HISTÓRIA INCORPORADA: CORPO, CORPORALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA DOCENTE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLemos, Ricardo Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-09T13:52:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-09T13:52:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherPOR UMA HISTÓRIA INCORPORADA: CORPO, CORPORALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA DOCENTEpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728398-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa se propôs à análise do corpo e da corporalidade como elementos viáveis no processo de ensino-aprendizagem em História e de suas potencialidades na construção do conhecimento conectado à aprendizagem significativa. Compreendidos como canais de demarcação dos sujeitos na sociedade, o corpo e a corporalidade se apresentam como emblemas da presencialidade, da identidade individual e coletiva, da comunicação, dos campos afetivos e sensoriais, assim como local de poder, resistência e liberdade. Em diálogo constante com os procedimentos educacionais, o corpo e a corporalidade, manifestam em si mesmos as realidades, as temporalidades e os contextos sociais que os atravessam, sendo reativos ou resistentes às mudanças e transformações, e por isso merecendo uma necessária atenção por quem almeja alcançar e explorar suas possibilidades nos processos escolares. Considerando os desafios enfrentados pelo sistema educacional nos anos de 2020 e 2021 em virtude da pandemia da Covid-19 e dos paradigmas da adaptação, o presente trabalho teve como objetivo identificar como o corpo e a corporalidade foram percebidos e considerados no ensino de História, a partir da ótica docente, nas turmas de Ensino Médio do 2o Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macedo Júnior – CPM-CHMJ, situado em Juazeiro do Norte, Ceará. Para tal, organizou-se um mapeamento conceitual que analisou o corpo e a corporalidade como elementos fundamentais no processo significativo de aprendizagem, seguido da investigação junto aos professores de História do 2oCPM-CHMJ a partir de categorias temáticas relacionadas ao corpo, à corporalidade, ao ensino-aprendizagem em História e suas conexões com a experiência do ensino remoto no contexto pandêmico. Verificou-se nessa investigação o reconhecimento da presencialidade, das diferentes formas de expressão, da afetividade e das demarcações individuais e coletivas como quesitos fundamentais nas experiências de ensino e aprendizagem em História. Apesar disso, foram percebidas também dificuldades e necessidades de aproximar e inserir o corpo e a corporalidade nos procedimentos que envolvem o fazer docente. Como resposta a essas demandas, foi elaborado um produto educacional que consiste numa sequência didática com atividades e estratégias ancoradas no modelo de aula-oficina, nas metodologias ativas e intervenções práticas capazes de inserir o corpo e a corporalidade como caminhos viáveis para uma aprendizagem significativa em História no Ensino Médio. Com isso, espera- se que esse estudo provoque inquietações, reflexões e aberturas para um ensino de História incorporado e preocupado com a significação das experiências educacionais e do conhecimento.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Corpo; Corporalidade; Aprendizagem Significativa.pt_BR
Título: dc.titlePOR UMA HISTÓRIA INCORPORADA: CORPO, CORPORALIDADE E ENSINO DE HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA DOCENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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