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| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | MUNIZ, ELIANA PINHEIRO | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T18:24:26Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T18:24:26Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | “E PROCLAMAMOS QUE NÃO SE EXCLUA NINGUÉM SENÃO A EXCLUSÃO” | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728304 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa aborda o ensino dos Direitos Humanos a partir das aulas de História. O tema está presente na educação básica, bem como é debatido pela sociedade em geral. Sendo os Direitos Humanos uma construção política e histórica, a partir da pesquisa historiográfica e bibliográfica, pretendemos analisar sua historicidade e a relação com o ensino da disciplina História. Diante de uma sociedade profundamente desigual e injusta, refletir sobre os Direitos Humanos com ênfase nos Direitos Sociais se faz necessário. É mais necessário ainda, que os professores de história desempenhem seu trabalho em sintonia com os desafios educacionais apresentado ao longo do tempo nessa sociedade dependente e subdesenvolvida. Neste sentido, buscamos apresentar a trajetória histórica dos Direitos Humanos - a origem do termo e sua relação com os movimentos revolucionários burgueses. Procuremos entender a relação dessa história com a questão da cidadania no Brasil, país que ao tornar-se independente, manteve a Escravidão e excluiu a maioria da população da participação política. Por fim, analisemos a função social da escola atualmente, da educação em geral e do ensino de História em particular, em suas relações com o tema dos Direitos Humanos. Buscamos fazer uma reflexão teórica e conceitual sobre o papel da disciplina de História para a discussão e o estudo da questão dos Direitos Humanos e dos Direitos Sociais. Discutiremos a relação entre a teoria e a prática sobre o “ensinar e aprender” neste tema. Ao mesmo tempo, buscamos desenvolver conteúdo prático, voltado para as aulas de História, com a apresentação de propostas, tais como oficina para docentes, a elaboração de conteúdo por meio das mídias, como por exemplo, podcast sobre Direitos Humanos. Portanto, por meio de análise bibliográfica de cunho qualitativa e exploratória, esta pesquisa procura questionar a forma como os Direitos Humanos são abordados no Ensino de História. A importância deste estudo, cuja temática convida os indivíduos a serem mais humanos e empáticos, atitudes contrárias ao individualismo e aos posicionamentos de intolerância e de violência, vivenciados na realidade brasileira, inclusive a escolar. Assim, por meio do ensino de História em Direitos Humanos, pretendemos não apenas cumprir os conteúdos presentes na matriz curricular, mas articulados com os atores sociais que compõem a escola tornar conhecido os Direitos Sociais por meio do trabalho transversal a partir de metodologias ativas. | pt_BR | 
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Palavras-chave: dc.subject | 1. Direitos humanos, 2. Direitos sociais, 3. Ensino de história; | pt_BR | 
| Título: dc.title | “E PROCLAMAMOS QUE NÃO SE EXCLUA NINGUÉM SENÃO A EXCLUSÃO”: O ENSINO DE HISTÓRIA EM DIREITOS HUMANOS, COM ÊNFASE NOS DIREITOS SOCIAIS | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR | 
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
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