Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROSA, Julientina Maria Ligorio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | GOMES, Ivan Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T18:00:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T18:00:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | HISTÓRIA LOCAL E CIBERESPAÇO MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DE TURVÂNIA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728303 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho traz uma abordagem teórico-metodológica sobre uma pesquisa histórica de análise através de fontes imagéticas, a partir de uma perspectiva cultural. Ela procura suscitar reflexões acerca da história local, explorando a capacidade da fotografia como fonte de memória e documental na composição do ensino e do conhecimento histórico no trabalho de recuperação, ressignificação e percepção da história de Turvânia. Minha pesquisa pretende dialogar com áreas de ensino para além da sala de aula, com o objetivo de criar desafios e possibilidades de uma educação do olhar para captar alguns significados e leituras da história local através de fotografias dos álbuns de cinco famílias que habitaram no município de Turvânia, no recorte temporal de 1930 a 1980. Através dessas fotografias anônimas, algumas de representações privadas e outras de caráter oficial e público, procura-se compreender os vestígios, a representação do social e os sentidos relacionados às memórias individuais e coletivas. Foi preciso buscar fundamentação de alguns arcabouços teóricos para a compreensão de alguns conceitos e métodos para análise dessas fotografias enquanto fontes históricas. Em Turvânia, cidade onde atuo como professora de História, é consenso entre os profissionais da educação que há uma enorme ausência de historiografia e material para se trabalhar com história local. Nesse sentido, a culminância dessa pesquisa será a criação de um perfil no Instagram para um repositório de fotografias locais e algumas sugestões e possibilidades de uma experiência metodológica e divulgação da pesquisa para docentes, discentes e comunidade em geral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5.520 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, História Local, Memória e Fotografia | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA LOCAL E CIBERESPAÇO: MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DE TURVÂNIA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons