HISTÓRIA LOCAL E CIBERESPAÇO: MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DE TURVÂNIA NA REDE SOCIAL INSTAGRAM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROSA, Julientina Maria Ligorio-
Autor(es): dc.contributor.authorGOMES, Ivan Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T18:00:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T18:00:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-
identificador: dc.identifier.otherHISTÓRIA LOCAL E CIBERESPAÇO MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DE TURVÂNIA NA REDE SOCIAL INSTAGRAMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728303-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho traz uma abordagem teórico-metodológica sobre uma pesquisa histórica de análise através de fontes imagéticas, a partir de uma perspectiva cultural. Ela procura suscitar reflexões acerca da história local, explorando a capacidade da fotografia como fonte de memória e documental na composição do ensino e do conhecimento histórico no trabalho de recuperação, ressignificação e percepção da história de Turvânia. Minha pesquisa pretende dialogar com áreas de ensino para além da sala de aula, com o objetivo de criar desafios e possibilidades de uma educação do olhar para captar alguns significados e leituras da história local através de fotografias dos álbuns de cinco famílias que habitaram no município de Turvânia, no recorte temporal de 1930 a 1980. Através dessas fotografias anônimas, algumas de representações privadas e outras de caráter oficial e público, procura-se compreender os vestígios, a representação do social e os sentidos relacionados às memórias individuais e coletivas. Foi preciso buscar fundamentação de alguns arcabouços teóricos para a compreensão de alguns conceitos e métodos para análise dessas fotografias enquanto fontes históricas. Em Turvânia, cidade onde atuo como professora de História, é consenso entre os profissionais da educação que há uma enorme ausência de historiografia e material para se trabalhar com história local. Nesse sentido, a culminância dessa pesquisa será a criação de um perfil no Instagram para um repositório de fotografias locais e algumas sugestões e possibilidades de uma experiência metodológica e divulgação da pesquisa para docentes, discentes e comunidade em geral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.520 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, História Local, Memória e Fotografiapt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA LOCAL E CIBERESPAÇO: MEMÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA DE TURVÂNIA NA REDE SOCIAL INSTAGRAMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons