Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, LAURO ROBERTO FERREIRA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T15:10:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T15:10:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO DE LAURO ROBERTO FERREIRA OLIVIERA - PROFHISTORIA -APROVADA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728277 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade demonstrar o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo que gera protagonismo nos alunos, aplicando a metodologia da história oral como processo de produção de saberes históricos nos anos finais do Ensino Fundamental. O intuito é incentivar a aprendizagem do componente curricular História, aproximando os estudantes de processos, práticas e procedimentos de análise e investigação. Especificamente busca-se compreender a utilização da pesquisa como princípio educativo e científico no ensino de História; aplicar a metodologia da história oral para desenvolver o protagonismo dos estudantes na produção do conhecimento histórico e elaborar uma cartilha com sugestões ao professor sobre educar pela pesquisa utilizando a metodologia da história oral para coleta de memórias de expressão oral, por meio da utilização das técnicas de entrevista. A proposta defendida foi aplicada em uma turma do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alvina Rocha, no município de Seabra, estado da Bahia, a partir da coleta de relatos orais de moradores da comunidade quilombola do Agreste, Seabra/BA. Os discentes investigaram aspectos históricos, educacionais, identitários e culturais da comunidade quilombola do Agreste. No processo, devidamente orientado, os alunos aplicaram os procedimentos de pesquisa da história oral, entrevistaram vários colaboradores e produziram documento histórico por meio da transcrição da entrevista. Aplicando os princípios da história oral analítica, buscaram identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar os documentos produzidos, com a finalidade de desenvolver habilidades autorais elaborando um artigo. A partir desta experiência, apresento uma cartilha como produto final que contém sugestões ao professor para a aplicação do princípio do “educar pela pesquisa” a partir do uso da metodologia da história oral, com algumas possibilidades temáticas para pesquisas em comunidades e culturas quilombolas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 20,3M | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educar pela pesquisa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História oral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | População quilombola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção do saber históric | pt_BR |
Título: dc.title | Educar pela pesquisa: uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons