Educar pela pesquisa: uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, LAURO ROBERTO FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T15:10:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T15:10:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-29-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO DE LAURO ROBERTO FERREIRA OLIVIERA - PROFHISTORIA -APROVADApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728277-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade demonstrar o uso da pesquisa em sala de aula como princípio educativo que gera protagonismo nos alunos, aplicando a metodologia da história oral como processo de produção de saberes históricos nos anos finais do Ensino Fundamental. O intuito é incentivar a aprendizagem do componente curricular História, aproximando os estudantes de processos, práticas e procedimentos de análise e investigação. Especificamente busca-se compreender a utilização da pesquisa como princípio educativo e científico no ensino de História; aplicar a metodologia da história oral para desenvolver o protagonismo dos estudantes na produção do conhecimento histórico e elaborar uma cartilha com sugestões ao professor sobre educar pela pesquisa utilizando a metodologia da história oral para coleta de memórias de expressão oral, por meio da utilização das técnicas de entrevista. A proposta defendida foi aplicada em uma turma do 9.º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Alvina Rocha, no município de Seabra, estado da Bahia, a partir da coleta de relatos orais de moradores da comunidade quilombola do Agreste, Seabra/BA. Os discentes investigaram aspectos históricos, educacionais, identitários e culturais da comunidade quilombola do Agreste. No processo, devidamente orientado, os alunos aplicaram os procedimentos de pesquisa da história oral, entrevistaram vários colaboradores e produziram documento histórico por meio da transcrição da entrevista. Aplicando os princípios da história oral analítica, buscaram identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar os documentos produzidos, com a finalidade de desenvolver habilidades autorais elaborando um artigo. A partir desta experiência, apresento uma cartilha como produto final que contém sugestões ao professor para a aplicação do princípio do “educar pela pesquisa” a partir do uso da metodologia da história oral, com algumas possibilidades temáticas para pesquisas em comunidades e culturas quilombolas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent20,3Mpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducar pela pesquisapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória oralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPopulação quilombolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução do saber históricpt_BR
Título: dc.titleEducar pela pesquisa: uma abordagem a partir da aplicação da história oral no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons