Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ZANQUI, RENATO KÖHLER | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, VILMA REIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-05T17:16:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-05T17:16:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | DUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_E-BOOK_RENATO KÖHLER ZANQUI _2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727962 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Prezado, este Guia Didático é um apoio para a construção da horta em sua escola. Nele você encontrará sugestões de materiais e orientações para construção da estufa e atividades para serem desenvolvidas. Todo o material, desde sua idealização e confecção foi pensado e desenvolvido baseado na Aprendizagem Baseada em projetos, numa Abordagem Temática Freiriana e sob a perspectiva do movimento CTS/CTSA. Para um melhor aproveitamento deste guia e para que os estudantes sejam protagonistas em seu processo de construção de sua bagagem de conhecimentos, é imprescindível que você, professor, tenha sempre uma postura mediadora e colaboradora nos debates. Dê sugestões, apresente as devidas ponderações e contraposições sobre o assunto, instigando sempre o estudante a refletir sobre seu posicionamento diante de uma situação problema, de maneira que ele possa, de uma forma gradativa, adicionar novos significados aos conhecimentos prévios que traz consigo. A construção da horta é ponto de partida importante para que o professor identifique conhecimentos prévios e para os estudantes se identificarem com a Química, pois irão ver e vivenciar que essa disciplina tem muito mais do que imaginamos em nosso dia a dia. Todo o material disponibilizado neste guia pode ser adaptado de acordo com a realidade da sua escola e não há necessidade que seja executado exatamente como se encontra aqui neste material. Cada encontro é constituído de duas ou mais aulas de 50 minutos, o que não inviabiliza a realização em aulas de 55 minutos ou em 1 hora, dependendo da unidade escolar ou da modalidade de ensino na qual sua escola está inserida. Esperamos que este material possa contribuir para a construção da sua horta escolar. Que os estudantes possam reconhecer o papel da Química e da Ciência na produção de alimentos e na qualidade de vida do ser humano. Que este guia propicie momentos significativos de aprendizagem dos estudantes e daqueles em sua comunidade escolar e que estes exerçam seu papel de cidadão em nossa sociedade. Desejamos um ótimo trabalho! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,77 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Química. Ciências da natureza. Educação CTS/CTSA. Abordagem temática freiriana. Aprendizagem baseada em projetos. Horta escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS/CTSA DA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons