HORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS/CTSA DA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZANQUI, RENATO KÖHLER-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, VILMA REIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-05T17:16:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-05T17:16:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
identificador: dc.identifier.otherDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_E-BOOK_RENATO KÖHLER ZANQUI _2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727962-
Resumo: dc.description.abstractPrezado, este Guia Didático é um apoio para a construção da horta em sua escola. Nele você encontrará sugestões de materiais e orientações para construção da estufa e atividades para serem desenvolvidas. Todo o material, desde sua idealização e confecção foi pensado e desenvolvido baseado na Aprendizagem Baseada em projetos, numa Abordagem Temática Freiriana e sob a perspectiva do movimento CTS/CTSA. Para um melhor aproveitamento deste guia e para que os estudantes sejam protagonistas em seu processo de construção de sua bagagem de conhecimentos, é imprescindível que você, professor, tenha sempre uma postura mediadora e colaboradora nos debates. Dê sugestões, apresente as devidas ponderações e contraposições sobre o assunto, instigando sempre o estudante a refletir sobre seu posicionamento diante de uma situação problema, de maneira que ele possa, de uma forma gradativa, adicionar novos significados aos conhecimentos prévios que traz consigo. A construção da horta é ponto de partida importante para que o professor identifique conhecimentos prévios e para os estudantes se identificarem com a Química, pois irão ver e vivenciar que essa disciplina tem muito mais do que imaginamos em nosso dia a dia. Todo o material disponibilizado neste guia pode ser adaptado de acordo com a realidade da sua escola e não há necessidade que seja executado exatamente como se encontra aqui neste material. Cada encontro é constituído de duas ou mais aulas de 50 minutos, o que não inviabiliza a realização em aulas de 55 minutos ou em 1 hora, dependendo da unidade escolar ou da modalidade de ensino na qual sua escola está inserida. Esperamos que este material possa contribuir para a construção da sua horta escolar. Que os estudantes possam reconhecer o papel da Química e da Ciência na produção de alimentos e na qualidade de vida do ser humano. Que este guia propicie momentos significativos de aprendizagem dos estudantes e daqueles em sua comunidade escolar e que estes exerçam seu papel de cidadão em nossa sociedade. Desejamos um ótimo trabalho!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,77 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Química. Ciências da natureza. Educação CTS/CTSA. Abordagem temática freiriana. Aprendizagem baseada em projetos. Horta escolar.pt_BR
Título: dc.titleHORTA ESCOLAR COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS/CTSA DA QUÍMICA DO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons