JOGO ECONOMIZE! PARA O ENSINO SOBRE OS SETORES ECONÔMICOS E A ECONOMIA LOCAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOTA, Marina de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorCAMPOS, Carlos Roberto Pires-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-05T12:45:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-05T12:45:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-30-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_GD 92_MARINA DE SOUZA MOTA_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727798-
Resumo: dc.description.abstractTrata-se de um produto educativo desenvolvido no programa de pós graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo. Este produto foi desenvolvido como uma contribuição para a aprendizagem dos estudantes sobre a economia e o comércio local, a partir da realizade do entorno da EEEF Elice Baptista Gaúdio, localizada no muicípio de Serra/ES. Os setores da economia são importantes fatores a se considerar aoclassificar e analisar a dinâmica econômica. Essa compreensão se faz necessária sobretudo no contexto do Novo Ensino Médio, uma vezque os estudantes concluem o Ensino Fundamental com a possibilidade de escolher parte da sua carga horária que será cursada no Ensino Médio. Assim, compreender as possibilidades de atuação no mercado pode ajudá-los em suas escolhas. Pensando nessa formação acadêmica e também na formação cidadã dos discentes, considerando a importância de eles construírem uma visão crítica do mundo que os cerca para que sejam protagonistas na sua própria vida e na comunidade que estão inseridos desenvolveu-se,a partir de uma aula de campo que teve como produto um mapeamento das atividades da economia local, um jogo chamado Economize! Além do jogo, foram elaborados como artefatos um perfil na rede social Instagram e um site, que compuseram este estudo sobre a economia local a partir da realização da aula de campo no entorno da escola. Estas ferramentas ultrapassam os muros da escola e congiguram- se como uma devolutiva à sociedade, visando a fortalecer a economia local.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,45 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula de campo. Espaços não formais. Entorno da escola. Geografia Econômica. Geografia do Custo Zero.pt_BR
Título: dc.titleJOGO ECONOMIZE! PARA O ENSINO SOBRE OS SETORES ECONÔMICOS E A ECONOMIA LOCALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons