MODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E PERCEPÇÃO DE RISCO: UM ESTUDO SOBRE PROBABILIDADE SUBJETIVA - GUIA PROFESSOR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorABADI, MARILETE BATISTA DA VITÓRIA-
Autor(es): dc.contributor.authorREZENDE, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-04T17:30:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-04T17:30:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-15-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_E-BOOK_MARILETE BATISTA DA VITÓRIA ABADI_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727557-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book é o artefato educacional da pesquisa “MODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E PERCEPÇÃO DE RISCO: UMA PARCERIA PARA ESTUDAR PROBABILIDADE SUBJETIVA”. (ABADI, 2022). Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o trabalho buscou analisar a aprendizagem da formação do conceito de Probabilidade Subjetiva dos alunos do 4º período do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, turno noturno, na modalidade pós-médio (subsequente) do Ifes campus Vitória – ES, durante uma atividade de Modelagem Matemática Fuzzy. A motivação por esse tema é a oportunidade de abordar outro tipo de Probabilidade para além das apresentadas e destacadas nos documentos curriculares oficiais da Educação Básica e profissional, observar as relações intuitivas dos alunos e a partir de suas concepções, construir um Sistema Baseado em Regras Fuzzy que seja capaz de quantificar a incerteza. Identificaremos no desenvolvimento da atividade elementos que caracterizem a compreensão da Probabilidade Subjetiva por intermédio dos 6 (seis) argumentos formativos listados por Bassanezi (2013). Professor convidamos você a inovar sua prática pedagógica ao desempenhar um papel de facilitador, e tornar o aluno protagonista com o uso da Modelagem Matemática, engajando este, a tomar decisões, argumentar, organizar dados, liderar e propor soluções para uma situação problema que faz parte de seu dia a dia a partir dos seus conhecimentos prévios e construídos durante o trabalho coletivo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,51 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidade Subjetiva. Modelagem Matemática Fuzzy. Ensino aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titleMODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E PERCEPÇÃO DE RISCO: UM ESTUDO SOBRE PROBABILIDADE SUBJETIVA - GUIA PROFESSORpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons