Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ABADI, MARILETE BATISTA DA VITÓRIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | REZENDE, OSCAR LUIZ TEIXEIRA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-04T17:30:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-04T17:30:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_E-BOOK_MARILETE BATISTA DA VITÓRIA ABADI_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book é o artefato educacional da pesquisa “MODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E PERCEPÇÃO DE RISCO: UMA PARCERIA PARA ESTUDAR PROBABILIDADE SUBJETIVA”. (ABADI, 2022). Desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o trabalho buscou analisar a aprendizagem da formação do conceito de Probabilidade Subjetiva dos alunos do 4º período do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, turno noturno, na modalidade pós-médio (subsequente) do Ifes campus Vitória – ES, durante uma atividade de Modelagem Matemática Fuzzy. A motivação por esse tema é a oportunidade de abordar outro tipo de Probabilidade para além das apresentadas e destacadas nos documentos curriculares oficiais da Educação Básica e profissional, observar as relações intuitivas dos alunos e a partir de suas concepções, construir um Sistema Baseado em Regras Fuzzy que seja capaz de quantificar a incerteza. Identificaremos no desenvolvimento da atividade elementos que caracterizem a compreensão da Probabilidade Subjetiva por intermédio dos 6 (seis) argumentos formativos listados por Bassanezi (2013). Professor convidamos você a inovar sua prática pedagógica ao desempenhar um papel de facilitador, e tornar o aluno protagonista com o uso da Modelagem Matemática, engajando este, a tomar decisões, argumentar, organizar dados, liderar e propor soluções para uma situação problema que faz parte de seu dia a dia a partir dos seus conhecimentos prévios e construídos durante o trabalho coletivo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,51 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Probabilidade Subjetiva. Modelagem Matemática Fuzzy. Ensino aprendizagem. | pt_BR |
Título: dc.title | MODELAGEM MATEMÁTICA FUZZY E PERCEPÇÃO DE RISCO: UM ESTUDO SOBRE PROBABILIDADE SUBJETIVA - GUIA PROFESSOR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons