EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL : UMA POSSIBILIDADE FORMATIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorALMEIDA, JULIANO SOUZA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorAMADO, MANUELLA VILLAR-
Autor(es): dc.contributor.authorAMARAL, SANDRA REGINA DO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-04T16:08:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-04T16:08:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-28-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_GD 93_JULIANO SOUZA DE ALMEIDA_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/727517-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático visa promover reflexões, práticas dialógicas e problematizadoras acerca da temática alimentação e nutrição em uma perspectiva para além da dimensão biológica do alimento. Trata-se de um Produto Educativo (PE) fruto da pesquisa intitulada “Educação alimentar e nutricional em uma perspectiva multidimensional: análise de um curso de formação continuada de professores com enfoque CTSA”, desenvolvida juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), campus Vila Velha, sob orientação da Prof. Dra. Manuella Villar Amado e coorientação da Prof. Sandra Amaral, cujo texto na íntegra encontra-se no site do programa: https://educimat.ifes.edu.br. O ponto de partida do processo investigativo que culminou com a elaboração deste Guia Didático ocorreu na etapa de levantamento de dados juntamente ao Portal de Teses e Dissertações da CAPES, em que observaram-se as intervenções educativas, que exploravam a temática alimentação e nutrição no contexto escolar, tinham no conteúdo de classificação bioquímica dos nutrientes, o eixo norteador das discussões em sala de aula, indicando a presença de concepções e abordagens de cunho meramente biológicas. Em outras palavras, uma perspectiva descolada da visão holística que o assunto exige, já que a alimentação e nutrição é uma prática social, resultante da integração das dimensões biológica, sociocultural, ambiental e econômica, e portanto multidimensional. Vale dizer que essa multidimensionalidade — evocada pela temática — possui potencial para deflagrar diálogos e reflexões fecundos a uma práxis educativa problematizadora, já que é possível tensionar debates acerca de questões como a origem dos alimentos, formas de produção, o uso de agrotóxicos, as escolhas alimentares, a influência midiática, os impactos ambientais, os aspectos éticos, dentre outros. Ao perpassar por essas questões multifocais que tangenciam a questão alimentar e nutricional, é possível favorecer Educação Alimentar e Nutricional em uma perspectiva multidimensional... 6 nos sujeitos aprendentes uma concepção multidimensional da alimentação e nutrição. Não obstante, a diversidade de questões abrigadas no tema alimentação e nutrição possibilita uma sinergia com os pressupostos da educação científica com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), já que se trata de um assunto de relevância social com potencialidade de suscitar discussões e reflexões que exploram as inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Tem-se então a capacidade de favorecer uma convergência entre os pressupostos epistemológicos da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e os da educação científica com enfoque CTSA, em prol da formação de sujeitos conhecedores da multidimensionalidade alimentar, bem como capazes de tomar decisões pessoais e coletivas no que se refere à temática em seu contexto concreto de vida. Assim, considerando a alimentação e nutrição um tema aberto que possibilita transitar de uma configuração disciplinar para uma perspectiva sensível ao entorno, ou seja, a concretude da vida dos sujeitos, estruturou-se um curso de formação para professores da educação básica tendo como objetivo o desenvolvimento de uma compreensão multidimensional da temática alimentação e nutrição, convergente aos pressupostos da educação científica com enfoque CTSA. O eixo norteador de estruturação da formação foi a Metodologia da Mediação Dialética (MMD) proposta por Arnoni (2012), organizada nas etapas de Resgatar/Registrar, Problematizar, Sistematizar e Produzir. Dessa maneira, o presente material está estruturado em 5 capítulos que visam disponibilizar aos docentes e secretarias de educação pressupostos epistemológicos, metodológicos e práticas quanto ao desenvolvimento de futuras formações para professores da educação básica no que se refere à temática alimentação e nutrição em uma perspectiva multidimensional, convergente aos pressupostos da educação científica com enfoque CTSA. O capítulo 1, “Contextualizando a temática alimentação e nutrição”, faz breve contextualização da temática alimentação e nutrição reforçando a importância de trabalhá-la numa perspectiva Educação Alimentar e Nutricional em uma perspectiva multidimensional... 7 multidimensional e próxima da realidade dos sujeitos, de forma a não cair na armadilha de um EAN verticalizada, prescritiva e descontextualizada. No capítulo 2, “Formação de professores na perspectiva problematizadora”, resgatam-se alguns pressupostos freirianos importantes ao desenvolvimento do processo formativo, tais como a dialogicidade, a contextualização e a problematização, enquanto elementos importantes para a construção de uma práxis que permita compreender a temática em suas diferentes perspectivas. No capítulo 3, “Educação científica com enfoque CTSA”, trazem-se algumas informações importantes do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, situando sua influência para que o ensino de ciências assumisse uma perspectiva mais humanista que objetivasse a formação de sujeitos críticos e capazes de participar dos processos decisórios relativos aos modelos de desenvolvimento científico e tecnológico adotados pela sociedade, bem como das intricadas relações existente entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. No capítulo 4, “Metodologia da Mediação Dialética”, faz-se uma breve explanação sobre a MMD enquanto uma metodologia pedagógica de organização do conteúdo de ensino em prol da superação dos conhecimentos imediatos (baseados no senso comum) pelos conhecimentos mediatos (sistematizados pela ciência), sem considerar um em detrimento do outro, uma vez que conviverão dialeticamente organizados. Não obstante, apresentam-se as fases da MMD (Resgatar, Problematizar, Sistematizar e Produzir), bem como os objetivos e ações a serem realizadas em cada uma delas. No capítulo 5, “Intervenção Didática”, subdivido em três tópicos (Planejamento, Descrição e Avaliação), por meio dos quais se buscou apresentar a organização da intervenção realizada, trazem-se informações acerca da distribuição das atividades propostas e dos recursos pedagógicos utilizados ao longo do processo formativo com o intuito de favorecer a construção de uma compreensão multidimensional da temática alimentação e nutrição, por meio da MMD. Por fim, pensando na práxis do professor pesquisador, Educação Alimentar e Nutricional em uma perspectiva multidimensional... 8 situaram-se os indicadores da EAN e da educação científica com enfoque CTSA em consonância com os pressupostos freirianos. No capítulo 6, “Limites da Pesquisa”, apresentam-se as principais questões limitantes com as quais nos deparamos durante o planejamento e intervenção da proposta de formação, como readequação diante da situação de crise sanitária devido à Pandemia de COVID 19 e a necessidade de adoção de metodologias a distância. Pontua-se que, de modo algum, pretende-se que as orientações presentes nesse material sejam consideradas de forma acrítica, prescritiva e imutável; ao contrário, que possam gerar diálogos, reflexões e práticas sensíveis às especificidades de cada realidade onde se possa aplicar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Alimentar e Nutricional. Formação de Professores. Educação CTSApt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL : UMA POSSIBILIDADE FORMATIVA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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